quinta-feira, 16 de julho de 2009

Curso sobre Mediação


Mediação de conflitos é mesmo um dos temas mais palpitantes em nossa área, ao lado de outros temas como assédio moral, por exemplo, ocupam espaço central quando se fala em ouvidoria.

Dentro de minha formação teórica, até percebo que alguns confundem o termo mediação de conflitos com gestão de conflitos, sendo a primeira uma das formas de gerir um conflito e que podemos nos aprofundar em conversas posteriores, mas o foco aqui não é este, e sim cumprir o papel deste blog, que é trazer informações aos nossos internautas.

Mais uma vez a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman oferece à categoria um curso na área de gestão de conflitos, desta feita com o tema Mediando conflitos e facilitando diálogos. O evento acontece entre os dias 13 e 14 de agosto, das 9h às 18h, na Fipe, em São Paulo (Alameda Casa Branca, 35, 4º andar).

Na apresentação, há esclarecimento que o curso se destina aos profissionais de ouvidoria, SAC, Central de Relacionamento, Jurídico, RH e demais funções de gestão de relacionamentos com diversos públicos, contudo não deixar de perceber um tendência a prática do setor privado, mas que de forma alguma desabilita o centeúdo para ouvidores da área pública. Até porque há na programação um esclarecimento de que a abordagem do conflito é transformativa, colaborativa e com enfoque positivo, o que obviamente é aplicável em qualquer esfera de gestão.

Considero um investimento válido e justificável, até mesmo porque ainda existe um certa carência de capacitação na área e o mercado de trabalho exige que ouvidorias qualificadas tenham profissionais habilitados, portanto converse com seu coordenador ou faça você mesmo essa aplicação em sua formação. E só uma lembrança, quando for fazer sua inscrição, lembre-se de informar que soube do evento no Blog do Ouvidor, assim você colaborará ainda mais com o fortalecimento deste espaço. Mais informações sobre o curso logo abaixo, veja:

Investimento
O investimento é de R$ 700,00 para associados e de R$ 1.000,00 para não-associado. As empresas que inscreverem mais duas pessoas, a terceira paga R$ 700,00.

Forma de Pagamento: Depósito bancário na seguinte conta:
Banco Itaú – Agência 0190 – C/C 17769-6 - Associação Brasileira de Ouvidores.

Inscrição:
Os interessados deverão preencher a ficha disponível no site
www.abonacional.org.br, até 5 de agosto.

Conteúdo:

  1. A mediação dentro do contexto da pós-modernidade: paradigma moderno e pós moderno.
  2. Entendimento e conceituação do que é o conflito numa abordagem para transformação das relações nas organizações/empresas.
  3. Métodos alternativos de resolução de conflitos: negociação, conciliação, mediação e arbitragem.
  4. Função do Mediador como facilitador do diálogo e princípios fundamentais da Mediação.
  5. Conceituação da Mediação – abordagens mais utilizadas no ambiente organizacional/empresarial:
    - Técnicas de Negociação de Harvard;
    - Princípios de reconhecimento e empowerment de Bush e Folger.
  6. Construindo recursos para a função mediadora na Ouvidoria:
    - Etapas na construção de uma conversa mediadora,
    - Técnicas de escuta e
    - Uso de perguntas.
Fonte: site da ABO

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