quarta-feira, 8 de julho de 2009

Jornal A Folha


O Jornal A Folha é um dos mais populares do estado do Ceará, publicado e produzido em terras sobralenses com mais de três mil exemplares de tiragem e distribuição gratuíta.
Assino dois espaços no veículo, a coluna "Repórter Saúde" e o "Ombudsman da Folha", que pode ser conferidos aqui no blog ou diretamente no site do jornal (clique na imagem), no link colunas, no lado superior direito da página inicial.
Para os que gostam das notícias de Sobral e da zona norte do Estado do Ceará, além de muitas outras informações, o jornal A Folha é uma excelente opção.

COLUNA REPÓRTER SAÚDE

Nº 107 / julho de 2009

A Polícia Rodoviária Federal é a nova parceira na luta contra a Influenza A e disponibilizará mais de 170 postos em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul num trabalho conjunto ao Ministério da Saúde. A campanha visa intensificar ações de esclarecimento e informação sobre a nova gripe. Serão utilizados mais de 5,2 milhões de panfletos, 2 milhões de folders e 500 mil cartazes. A recomendação mais recente do Ministério da Saúde é que as pessoas adiem viagens marcadas para países onde ocorre a transmissão sustentada do vírus, dentre eles dois vizinhos nossos, Argentina e Chile. Em outros países vizinhos, como é o caso da Bolívia, o mesmo trabalho de educação já é realizado pelo Ministério da Saúde em unidades de fronteira.

O primeiro caso de confirmação de Influenza A (H1N1) no Ceará foi registrado no último dia 24 de junho. Até a primeira semana de julho foram registrados mais dois casos, sendo que todas são pacientes do sexo feminino e com passagem pela Argentina e Estados Unidos (2). As pacientes já se encontram em casa e passam bem, porém estão sendo monitoradas pelo Núcleo de Epidemiologia da Secretaria da Saúde do Estado. Existe ainda um monitoramento de onze pessoas com suspeita da gripe no estado e que fizeram turismo no exterior. Já foi organizada no Ceará um Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A (H1N1), que discute, entre outros assuntos, a assistência aos pacientes suspeitos.

“Se o Acre fosse conhecido por todos os filhos do país, não haveria brasileiro que não almejasse ser Acreano", A frase é de autoria do historiador Napoleão Ribeiro, encontrada no livro “Acre e seus heróis”. O presente colunista esteve entre os dias 30/06 e 04/07 naquele estado, participando como palestrante da Conferência Municipal sobre Ouvidorias em Saúde, e pude comprovar a forte presença cearense no extremo norte do país, além de certificar o que diz Napoleão Ribeiro. Na condição de cearense, nos sentimos em casa, ao tempo em que o clima equatorial e as belezas naturais colocam-nos em sintonia direta com a Natureza. Pelo convite à Conferência, custeada pela capital Acreana, fica o registro de gratidão ao Prefeito em exercício e médico, Eduardo Farias, ao Secretário de Saúde, Dr. Pascal Khalil, e ao ouvidor da saúde, Sebastião Araújo.

Encontro com conterrâneos no estado do Acre não chega a ser surpresa. Os que não nasceram em nossa terra, tinham fortes raízes. Cito das pessoas mais simples às autoridades, como o carismático Deputado Estadual Walter Prado, com familiares na cidade de Sobral, e hoje um dos parlamentares mais atuantes do Acre, filiado ao PSB. Dentre outros encontros, a irmã do colunista e residente naquele estado há 23 anos, a Policial Civil Tôrres.

A utilização de óculos de sol sem proteção adequada é mais perigosa do que parece, pelo menos é o que afirma o Dr. Virgilio Centurion, oftalmologista, diretor do renomado IMO - Instituto Moléstias Oculares. Como recomendação inicial, deve-se levar em consideração a proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Para o especialista, aspectos como a adaptação ao rosto e a cor das lentes estão relacionados com a redução de problemas como enxaquecas, dores de cabeça e fotofobia. Cores que provoquem pouca distorção da visão e das cores do ambiente, como é o caso de verde, cinza e marrom são as melhores indicações, reforça. Portanto, muito cuidado ao comprar seu próximo óculos, afinal o barato pode sair caro.



COLUNA OMBUDSMAN DA FOLHA

Ombudsman d’A Folha

O município de Fortaleza foi sede do Seminário Internacional de Ouvidorias-Ombudsman Brasil-Canadá, e teve como tema “O Fortalecimento da Cidadania”. Este evento é apenas mais um dos que consolida a figura do ombdusman como importante recurso de democratização e controle social.

Afinal, o que a expansão das ouvidorias/ombudsmans significa para o cidadão? Bem, os benefícios podem ser considerados de acordo com cada esfera. No âmbito público, é sinônimo de uma gestão mais transparente, sensível à voz do cidadão comum e comprometida com o aprimoramento a partir de dados confiáveis e realistas, ou seja, a manifestação de quem utiliza o setor público. Já na esfera privada, como é o caso do nosso jornal, a escuta qualificada e profissional sugere mudanças, identifica falhas e colabora com a maior profissionalização do veículo. Todavia, quer na esfera privada ou pública, ambas tem o mesmo foco, o mesmo objetivo central, um serviço com mais qualidade para o usuário-cidadão.

As matérias investigativas são típicas de meios de comunicação independentes e sérios, e estão se tornando um constante no jornal A Folha. Assinada por Wilson Gomes, a matéria da capa da edição Nº 106 pode ser considerada um símbolo desta nova fase do jornal. Ainda sobre a primeira página, a novidade foi a mudança da formatação, agora com os parceiros em posição vertical, dando uma configuração mais moderna ao visual. O espaço “Radar da Informação”, assinada por Jacinto Pereira, traz uma reportagem sobre o Becco do Cotovelo acompanhada por excelentes fotos que complementam as informações de forma bem interessante e que corroboram o texto. Mas nem tudo são flores, a coluna “Políticas & Políticos” possui um título que conseguiu passar na peneira da correção ortográfica e deixou ser publicado um erro grave de concordância: “Democratas quer...”, desse jeito até os democratas perdem a vontade. Em alguns espaços do jornal identificamos a compressão de algumas palavras, numa clara falha de formatação do texto no espaço da publicação, dentre eles na coluna “Reportagem” e “Bico de Pena”. Após observação do Ombudsman, o espaço “De olho na notícia”, de João Martins, foi publicado com uma fonte mais legível e com o mesmo bom conteúdo, agradável e atualizado como sempre.