segunda-feira, 16 de março de 2009

SOBRE A DATA
O dia do Ouvidor foi criado em 2001, durante o VI Encontro Nacional de Ouvidores/Ombudsman realizado em Recife (PE). Essa data, 16 de março, também marca a criação da Associação Brasileira de Ouvidores no ano de 1995, em João Pessoa. Hoje, a ABO possui cerca de 770 associados em todo país.
As ouvidorias surgiram no Brasil como reflexo do processo de redemocratização e ganharam mais força com o Código de Defesa do Consumidor. São estruturas que favorecem o controle sobre o setor público através do acolhimento de manifestações da sociedade. No mundo, sua origem pode estar no império chinês, que abriu os primeiros canais para reclamações do povo contra as injustiças da administração pública. Mas foi na Suécia no início do século XIX, que o ouvidor ou ombudsman surgiu no formato atual.
O primeiro ombudsman brasileiro que se tem notícia apareceu em 1989, instituído pelo jornal Folha de São Paulo. Hoje, estima-se que no setor público existam pelo menos 120 ouvidorias, estruturadas pela Ouvidoria Geral da União (órgão ligado a Controladoria Geral da União – CGU).


O QUE DIZ O ZELADOR
Árdua missão a do ouvidor, mas afinal, arder é sentir na pele, e é justamente essa a nossa função, sentir o que os outros expressam. É acreditar no oásis que parece miragem, no meio do grande deserto, eis aí a essência da ouvidoria. Porém, o oásis existe e torna-se real a cada dia de luta nossa.
Parabéns ouvidor, força e coragem para todos!