quarta-feira, 25 de março de 2009

Coluna Repórter Saúde

Conteúdo da coluna Repórter Saúde, publicada no jornal sobralense "A Folha, o jornal sem fronteiras".

Secretários de Saúde do CE participam de congresso em Fortaleza
Secretários de Saúde dos municípios cearenses estiveram reunidos entre os dias 26 e 28 de março no IX Congresso do COSSEMS (Conselho dos Secretários de Saúde do Ceará) e terá com um dos grandes temas Gestão Estratégica e Participativa no SUS. Os Secretários tiverama ainda seminários sobre economia da Saúde, financiamento do SUS, captação de recursos junto ao FNS: projetos e convênios e a política de Assistência Farmacêutica no SUS. Na área científica, 75 trabalhos foram aprovados para apresentação, dentre eles 17 de Sobral, município com maior número de experiências.
Pressão alta em jovens é preocupante, diz pesquisa
Foi recentemente publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, periódico científico da Fiocruz, um trabalho que evidencia a presença de pressão alta em adolescentes e jovens. A falta de atividades físicas e o sobrepeso são os principais fatores identificados no estudo, que envolveu alunos de 14 a 20 anos matriculados em escolas públicas de ensino médio da Região Metropolitana do Recife. Dos mais de 1,8 mil alunos pesquisados, 17,3% apresentaram pressão arterial elevada, um percentual maior do que os encontrados em estudos nacionais e internacionais. Existe ainda uma alerta feito pelos pesquisadores, é que embora a maior parte dos diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica seja firmada em pacientes com idade avançada, a síndrome pode ter seu início na infância. Como orientação, o trabalho sugere que haja rastreamento de crianças e adolescentes com risco aumentado, e ainda aponta que estudantes com sobrepeso tem duas vezes mais risco de apresentar pressão alta.
Cariré e a nova gestão
O município de Cariré, sob a administração do Prefeito Antonio Martins, começa a dar indícios de que sua gestão tem verdadeiramente ares de inovação. Na área da saúde, o Secretário Rosemiro Neto é um dos integrantes da gestão que está constantemente busca novos projetos para o benefício da população carireense. Uma dessas inovações é a implantação da Ouvidoria do SUS naquele município, que tem o trabalho realizado em Sobral como referência, e que brevemente estará sendo disponibilizada aos cidadãos de Cariré.
30 anos de Tradição: Casa Santo Antonio mantém qualidade com inovações
A Casa de Calçados Santo Antônio é uma das mais tradicionais lojas da cidade de Sobral. Iniciada a partir da idéia do Sr. Antonio de Melo Lima em 1979, e desde 1994 sob a gerência de seu filho Sidney Melo, a empresa é alicerçada nos fundamentos de qualidade e excelência no atendimento, e está sempre inovando com os melhores lançamentos do mercado de calçados e agora também em material esportivo. O slogan “Realizando o sonho de seus pés”, faz jus ao bom atendimento e qualidade dos produtos, tudo num preço extremamente acessível. A Santo Antonio fica na Rua Cel. José Silvestre, 770, Centro, e atende pelo fone: (88) 3611-3688, e para o interessados, Sidney Melo informa que neste primeiro semestre haverá promoçaõ todos os dias.
Personas
- Benedito de Barros, o Bené da Ultragaz, comemorou ao lado da esposa, Sandra, mais um natalício. O Pai de Assis Neto e Ana Edmir, é uma pessoa bem comunicativa Bené e também leitor da Folha. Profissionalmente atua na região de Santana do Acaraú com representante da Ultragaz, e recebe aqui nossos parabéns.
- Retorna à terrinha no início de abril, o sobralense Augusto Frota, que é lutador profissional e renomado professor de artes marciais na Europa. Com residência fixada na fria Suíça, Augusto passa uma temporada com familiares e amigos na calorosa Sobral, seja bem-vindo!