quarta-feira, 11 de março de 2009

Coluna Repórter Saúde desta semana no Jornal A Folha

Jornal A Folha, o jornal sem fronteiras
Por Jânder Magalhães
Sobral inicia debate sobre População Negra
Tendo como base a Política Nacional de Atenção à População Negra, do Ministério da Saúde, o Conselho Municipal de Saúde de Sobral iniciou um trabalho para discutir o tema em Sobral. A ação tem como principal articuladora a Presidente do Conselho, Benedita Neves, que dentre outras ações, pretende trabalhar na criação do Comitê Municipal de Atenção à População Negra de Sobral e introduzir conteúdos sobre vulnerabilidade dos negros na capacitação dos trabalhadores em saúde, no fortalecimento do controle social dos serviços pelo Movimento Negro, além de estimular a adoção e análise de instrumentos no sistema de saúde que evidenciem registros sobre a população negra. O Conselho Municipal de Saúde aborda um tema extremamente pertinente e ganha pontos ao se engajar na luta contra o racismo. A Política Nacional de Saúde da População Negra (PNSPN) foi firmada em 2004, cabendo a ela dar direcionamento, em todos os níveis e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS), a um esforço para superar os fatores que determinam as expressões da maior vulnerabilidade da população negra.
Tratamento com Célula-tronco dá visão a criança
Essa é para acreditar no lado benéfico da ciência para os seres humanos, uma menina de dois anos de idade que nasceu cega teve sua visão reparada graças a .um tratamento com células-tronco. O caso aconteceu na Inglaterra, onde a pequena Dakota nasceu com displasia septo óptica, uma deficiência rara no nervo ótico que provoca cegueira, e foi submetida a um tratamento no hospital de Qingdao, na China. O custo do tratamento, que incluiu a cirurgia, foi em torno de US$ 40 mil e utiliza células-tronco retiradas do cordão umbilical da criança e injetadas na corrente sangüínea e corrigem as células danificadas. Após o tratamento, Dakota Clarke conseguiu ver contornos e cores dos objetos e distinguir luzes à sua volta. Apenas 15 pessoas passaram por este tipo de tratamento, que ainda é considerado experimental e ainda recebe críticas de médicos na Inglaterra, que afirmam não ter certeza sobre os efeitos duradouros do tratamento, é esperar e ver pra crer.
INTA planeja Mestrado em Saúde
O INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA - INTA parece seguir com fidelidade a sua missão, descrita publicamente em seu site (www.inta.edu.br) que é procurar atender à sociedade, indo além do suprimento das suas principais demandas, com a formação de profissionais. Depois de ofertar a toda comunidade da zona norte cursos novos e exclusivos como fisioterapia, medicina veterinária, assistência social e outros, a instituição já iniciou o processo de seleção de docentres para implementação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva. Mais uma grande ação desta instituição que muito tem colaborado com a democratização do ensino superior.
Prêmio Criança 2009
Estão abertas até o dia 27 de março as inscrições para o Programa Prêmio Criança 2009 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. A premiação é destinada a quatro iniciativas de empresas e organizações sociais que desenvolvam ações voltadas para crianças de zero a seis anos e gestantes ou parturientes. O manual e ficha de inscrições podem ser encontrados no site: www.fundabrinq.org.br.
Personas
- Nosso abraço aos amigos da Pousada Paraíso, na cidade de São Benedito/CE, onde esteve hospedado o colunista. Local aconchegante, ambiente familiar um toque de simplicidade típico do belo lugar.
- O colega Evaldo Frota, que deve voltar com sua participação no sem fio sobralense em breve, é aguardar para ver, ou melhor, ouvir.
- Sérgio Carneiro, professor e diretor do Will Idiomas, já está em fase de conclusão da bela reforma do prédio, que deve ficar ainda mais aconchegante.