segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DOGES promove Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria

Como forma de dar continuidade a construção da Política Nacional de Ouvidorias do SUS, o Departamento de Ouvidoria-Geral (DOGES) do Ministério da Saúde promoverá mais um Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 23 de outubro deste ano.
No segundo encontro com a temática "Tecendo a Rede do SNO (Sistema Nacional de Ouvidorias) do SUS", a pauta desta feita será "Gestão da Informação".
(Foto: Zelador do blog ao lado do Ouvidor de Belém e amigo, Edmílson, no primeiro encontro do SNO, em 2009)
Em conversa informal com uma das técnicas do DOGES, fui comunicado da importância do o Ministério vem dando a este momento, afinal a gestão da informação é um dos aspectos que podem fazer diferença entre uma Ouvidoria que influencia na administração para uma ouvidoria estéril, assim vejo essa pauta.
Quanto a participação neste evento, lembro que ele será restrito a técnicos responsáveis por Ouvidorias do SUS estaduais e municipais que acessam o nível I do sistema OuvidorSUS. Uma ficha de inscrição foi enviada no dia 12 de agosto, eu mesmo recebi este convite, informando que o Ministério patrocinará o deslocamento e hospedagem, porém até a presente data ainda não houve confirmação do evento.
Obtive informação da Ouvidora de Fortaleza que um outro momento com este tema aconteceu em Belém/PA no mês passado, mas não tive mais informações.
A base para construção do SNO é o sistema informatizado OuvidorSUS, a menina dos olhos do DOGES, que norteia o gerenciamento de dados das Ouvidorias no nível I do sistema. Assim que obtiver alguma novidade sobre o encontro, postarei alguma coisa por aqui.

Nenhum comentário: