sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Palestra sobre a Ouvidoria na Gestão em Carnaubal/CE

O dia começou muito cedo pra mim neste 21/09/2010, terça-feira, quando me desloquei de Sobral/CE para um dos locais que mais tenho afeto no estado, a Serra da Ibiapaba.
Meu destino era o município de Carnaubal, onde fui convidado pelo município para ser o palestrante do "Seminário Avaliativo e Comemorativo dos 02 anos da Ouvidoria do Município de Carnaubal", promovido pela Secretaria da Saúde daquele município.
Antes de chegar ao município e percorrer os 111 Km, tive tempo de admirar a beleza natural da flora e belíssima geografia daquele planalto, apesar de ter que manter atenção ao volante.
Já na cidade, fui recebido pela titular da pasta da saúde, a Srª Eliana Chaves, e pela Ouvidora, Ana Lúcia Borges, num auditório bem estruturado, que pelo clima da serra, dispensava ar-condicionado.
Organizado, o evento contava com distribuição de pastas com a programação, coffe-break, sistema de som e projeção informatizada.
Fiquei surpreso com a quantidade e variedade do público, eram equipes de PSF, conselheiros de saúde e até mesmo acadêmicos do curso de Serviço Social praticamente lotaram o auditório, algo em torno de 100 pessoas.
Antes de iniciar os trabalhos, tivemos uma bela apresentação cultural com alunos da escola de música local, logo após a composição de mesa, onde o Secretário de Educação, Hélio Chaves, ali representando o Prefeito, nos deu as boas vindas e já deu o "start" do conteúdo tocando na temática humanização.
Minha apresentação iniciou-se por volta de 9h30, preferi não utilizar datashow e sim desenvolver um discurso que me aproximasse do público. Durante aproximadamente 45 minutos, interagi, fiz dinâmicas respondi perguntas e se não fosse o pedido da organização, poderia facilmente ter estendido a apresentação por igual tempo. Logo após, a ouvidoria Ana Lúcia, apresentou um relatório com dados dos dois anos de trabalho, por sinal algo bem interessante para esta, que é única ouvidoria em saúde que funciona de fato em toda serra.
Considerei proveitosa a viagem e vi como as pessoas se interessam pelo tema e como precisam saber ainda muito mais sobre o instituto ouvidoria.
Esta foi a segunda palestra que fiz neste mês, ambas bem animadas e com resultados positivos, sem contar com apresentação feita ao colegiado gestor da Secretaria da Saúde de Sobral nesta quinta, 22/09.
Durante o mês de outubro participarei de outras atividades, mas a principal delas é um seminário de quatro dias na cidade do Rio de Janeiro, também com o tema ouvidoria.
Deixo algumas fotos do evento em sequência com o texto e espero seu comentário sobre a postagem e nosso blog:









Nenhum comentário: