terça-feira, 14 de setembro de 2010

Palestra sobre Ouvidoria no Hemocentro de Sobral/CE

Estive na tarde sexta-feira, 10/09/2010, na sede do Hemoce/Sobral proferindo uma palestra sobre a importância de um serviço de escuta qualificada numa instituição de saúde.
O convite foi feito pela equipe de Ouvidoria do Hemoce, Dr. Ronaldo (foto 01) e Gleuba, que por conhecerem o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral na área de Ouvidoria do SUS, resolveram fazer esse honroso convite a minha pessoa.
Procurei falar com mínimo de formalidade possível, inicialmente expondo um histórico do instituto ouvidoria e, posteriormente, falando das atribuições do serviço. A cada trabalho que faço apresentando algo sobre o tema, vejo como é grande o interesse das pessoas. No caso de Hemoce, falei para um grupo bem eclético, que ía desde enfermeiros, bioquímicos, médicos e profissionais de nível médio.
Foi interessante perceber que ao falar um pouco de medicação de conflitos (foto 02), as pessoas se interessam em participar, principalmente quando apliquei uma dinâmica de grupo para o melhor entendimento de aspectos como a humanização, e sua relação com a ouvidoria, na intenção de passar uma visão mais positiva do serviço, voltada mais para um instrumento pedagógico do que qualquer outra coisa.
Agradeço aos profissionais do Hemoce pelo convite, e informo que já tenho outra palestra agendada, desta feita no município de Carnaubal/CE, que promoverá um seminário e tive a honra de ser um dos convidados para falar sobre o tema, em evento que acontece na próxima terça, dia 21/09, na Serra da Ibiapaba.

Um comentário:

Gleuba Matos disse...

Foi uma palestra pertinente e objetiva, esclareceu as diretrizes da ouvidoria no SUS. Teve um nível elevado de satisfação dos participantes.
Parabéns!!!