quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sobre Ciro Gomes

Num blog bem conhecido do Ceará, um comentário sobre o presidenciável Ciro Gomes foi postado por um internauta. 

Na condição de sobralense, fiz questão postar uma réplica, que democratizo com todos. Primeiramente a postagem da internauta e em seguida minha resposta:

E. M, em 07-10-2009 as 19:07 Said: 

Blá-bláblá, essa é a ladainha do Ciro.

Só engana os sobralences e os cearenses.

No Brasil esclarecido ele nao terá vez.

E quando puserem na TV os seus destemperos, suas implosões verbais? E quando o Brasil esclarecido discernir que o que ele diz é mera repetição limitada a um vocabulário curto e rebobinado?

O Brasil merece pessoas sérias como Dilma, Serra, Fernando Haddad, Tarso Genro, Pedro Simon, Cristóvam Buarque.

Com Ciro nao se faz nem ciranda. E eu digo é VALHA pros abestados da classe média de Sobral que idolatra os seus Gomes. 

Ass. E.M

A RÉPLICA:

Jânder Magalhães

     "Como bem coloca a matéria, o Ciro parece mesmo ter virado a sensação do momento.

     O que me deixa sem entender, muitas vezes, é porque insistem em discordar do discurso do Ciro, mesmo vendo no que ele fala a pele crua verdade, exposta em veias túrgidas pela lógica dos estadistas e a sinceridade dos nordestinos.

     Ciro não repete discursos, ele avança com as idéias, e mostra claramente como isso se faz. 

     Ciro cometeu erros, e não vou aqui evocar a dialética bíblica, muito menos o discursos filosóficos ou espiritualistas para explicar que todos nós, assim como todos os seres, também evoluímos, nos corrigimos e nos tornamos melhores. Seria esse então o problema do Ciro, ser sincero, aberto, verdadeiro e firme demais?

     A classe média sobralense, com s, não idolatra oligarquias, ela reconhece valores e personagens, assim como acontece com todas as outras classes e setores da sociedade que possuem clareza em seu ponto de vista.

     Sabe, às vezes, como sobralense, me sinto cansado em ter que escutar ou ler algumas pessoas emitirem opinião sem o menor conhecimento de causa sobre nossa terra e nossa gente sobralense. Não somos melhores ou piores que nenhum outro povo, somos sim, na verdade, o mesmo povo. O local em que vivemos ou figuras de nossa terra não fazem tanta diferença, a diferença que faz é o respeito que devemos ter uns com os outros.

     Respeitar, sobretudo, significa também conhecer ou até mesmo ouvir o que outro tem a dizer. 

E o que nós temos a dizer de Ciro Gomes é o que ele mesmo fala, são os benefícios que ele, Cid e os que contribuíram para transformação de Sobral numa cidade desorganizada para um lugar que se tornou referência nacional em várias áreas.

     Eu reconheço e sei como o povo sobralense reconhece, sem nenhuma idolatria, a contribuição deste homem para nossa sociedade e o que ele pode fazer pelo país. E, sinceramente, não me preocupa mais o que alguns pensam desta situação, considero que a trajetória de Ciro Gomes é algo que não há mais retorno, não haverão os erros do passado e seu discurso está cada vez mais sólido, sendo perigoso até para os opositores escutá-lo por mais de 15 minutos, sob o risco de serem convencidos.

     Ciro não representa Sobral, ele hoje é a voz do cidadão brasileiro que clama por um progresso, que virá após um grande trabalho voltado para a base social, brilhantemeente conduzida pelo atual Presidente, mas que hoje necessita de algo mais arrojado, conciso e moderno, e esse algo mais tem nome, chama-se Ciro Gomes".

Nenhum comentário: