quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ombudsman d’A Folha

Nº 113 10/2009

Um dos sentidos mais subestimados pelo homem é a audição. Ouvir, todos, ou pelo menos a maioria, ouve. Agora, ouvir bem e fazer o bom uso do que se ouve é outra história.

A audição é uma condição tão complexa, que ultrapassa o limite do sentido. Pode ser considerada como o processo de interpretação do som, pelos órgãos responsáveis pela transmissão das ondas sonoras ao cérebro.

Algumas pessoas, em determinadas circunstâncias, não conseguem ou não querem expressar em palavras (sons)o que deveras sentem, aí cabe ao receptor ter a condição saber interpretar a mensagem adequadamente. Para muitos estudiosos no assunto, saber ouvir é uma técnica, e como tal, pode ser aprendida e aprimorada. Podemos aprender a ouvir que mensagem implícita no silêncio de alguém, ou certas atitudes, que às vezes valem até mais que certas palavras. O Ombudsman tem como missão aprimorar isso, o saber ouvir, e mais que isso, assume a nem tão confortável tarefa de expressar o que isso significa.

Assim, a cada edição do jornal, você encontrará neste espaço um momento de reflexão sobre o trabalho do Ombdusman. Nem sempre estarei aqui para apontar erros ortográficos ou de sintaxe ou para reclamar da formatação, da impressão do jornal, enfim. Podemos nos encontrar aqui para expressar alguma opinião sua, para falarmos de algum assunto que nos diz respeito e que possa contribuir com o crescimento e desenvolvimento de todos.

Nenhum comentário: