quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Coluna Repórter Saúde - Jornal A Folha

Repórter Saúde

nº 113 / outubro de 2009

 Durante o mês de outubro, algumas categorias profissionais comemoram suas datas.  No dia 04 de outubro a data é reservada ao Agente Comunitário de Saúde, personagem de suma importância na nossa saúde pública. Já no dia 13/10, dois profissionais são lembrados, o Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta. O dia do Médico é comemorado em 18/10 e o do Cirurgião-Dentista no dia 25/10. Lembre-se de levar aquelas palavras de incentivo aos profissionais que tanto colaboram com nossa saúde.

Como compreender o elevado número de acidentes com motos nos finais de semana? Os relatos da imprensa não deixam dúvida sobre a falta de conscientização de população da zona norte do estado, que insiste em não usar capacetes e guiar motocicleta após ingestão de bebida alcoólica. Vale ressaltar que um número considerado deste registro é oriundo de municípios circunvizinhos, e uma boa porcentagem da Serra Grande. A construção de uma sociedade voltada para uma cultura de Paz também pode começar no trânsito, por que não?


Em recente intervenção em seu programa, o advogado e radialista Francisco Antonio Cristino, na rádio Tupinambá AM, alertou para o risco do uso de bebida alcoólica por jovens e adolescentes de Sobral. Com propriedade, o profissional lembrou que o uso do álcool pode ser a porta de entrada para outras drogas ilícitas, como também citou sob a responsabilidade dos pais em acompanhar o comportamento e as companhias dos filhos. Faço nossa as palavras do radialista, isso sim, é rádio serviço.

Municípios de toda região norte foram convidados pela Ouvidoria Geral da Saúde do Estado para o II Seminário Macrorregional em Ouvidorias do SUS, que acontece nos dias 15 e 16 no Ytacaranha Hotel de Serra. Na oportunidade, serão esclarecidas dúvidas sobre o processo de implantação de ouvidorias da saúde, importante instrumento para aprimoramento na gestão da saúde. Vale lembrar que o Ministério da Saúde dispõe de recursos aos municípios para investimento na área.

O médico Paulo Pierre Filho é o personagem da semana. O competente médico é um exemplo de como a medicina pode ser exercida com dignidade e de forma humana. Médico por vocação, Dr. Paulo também é um ser humano digno do respeito de todos nós, familiares, amigos e pacientes. Em nome dele, parabenizamos todos os médicos sobralenses, que tem no exercício da Medicina não apenas um meio de vida, mas uma missão de vida.

“Não há pequenos e grandes jornais, mas grandes e pequenos jornalistas”, com estas palavras, uma das maiores jornalistas do país, Adísia Sá, iniciou um artigo do Jornal O Povo. No texto, Adísia fez uma crítica severa à matéria de péssimo humor e qualidade, publicada numa revista de circulação nacional, e que visou atingir o presidenciável Ciro Gomes, que se destaca na preferência nacional nas principais pesquisas.





































 


.



Nenhum comentário: