quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Coluna Repórter Saúde - Jornal A Folha

Coluna publicada no Jornal A Folha, em circulação na zona norte do estado do Ceará neste sábado:

Repórter Saúde

nº 114 / outubro de 2009

Euler Barbosa, Coordenador da Ouvidoria da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, esteve em Sobral no dia 23/10, por ocasião da Sessão Itinerante daquela casa. Advogado e Vice-presidente do PRB Ceará, Euler Barbosa é um dos nomes importantes na área de ouvidoria no estado e já confirmou presença no 2o. Seminário Internacional de Ouvidores/Ombudsmans, que acontece entre 04 e 06 de novembro de 2009, no Maksound Plaza, na capital paulista.

O Encontro Regional dos Profissionais da Voz, aconteceu na terça-feira, 20/10, no Centro de Convenções. Aos presentes, foram oferecidas palestras ministradas por profissionais especializados na área da saúde auditiva, abordando temas relacionados com problemas vocais, principais agravos e orientações sobre a saúde vocal, prato cheio para os radialistas. O Encontro Regional dos Profissionais da Voz foi coordenado pelo CEREST e contou com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Quatro hospitais da Secretaria da Saúde do Estado foram reconhecidos com o Prêmio Ceará Gestão Pública. O Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) conquistou reconhecimento na faixa ouro, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e o Hospital São José de Doenças Infecciosas reconhecimento na faixa prata e o Hospital Geral Dr. César Cals conquistou também certificação. A entrega do troféu e dos certificados foi na terça-feira, 20, , durante o II Congresso Ceará Gestão Pública. O investimento na saúde tem sido uma marca dos últimos dois anos da gestão do Governado Cid Gomes, que deve entregar brevemente dois hospitais de grande porte na região do Cariri e na zona norte do Estado.

investindo em novo trabalho, a Personalize Bordados, o amigo e agora empresário Kelb Silva inaugurou recentemente sua loja. No ramo há mais de seis anos, quando ainda pouco se falava em bordados digitalizados, Kelb é nome de referência na área e oferece o que há de mais moderno, com um catálogo de mais de 100 mil arquivos e o melhor preço da cidade. Contatos pelo telefone 3613 1157, ou na própria loja, na Av. Euclides da Cunha, próximo ao escola Antonio Mendes Carneiro.

O III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos pela primeira vez acontece na região Nordeste, de 26 a 30 de outubro, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza. Organizado numa parceira entre o Governo Estado do Ceará, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o evento discutirá o tema considerado fundamental no atual momento da saúde pública. Pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz fala que aproximadamente 30% das intoxicações humanas ocorrem por agentes tóxicos. Participam do Congresso profissionais de todo o país e convidados internacionais.

Amigo da Saúde Dr. Tomaz Corrêa Aragão, título dado pelo Legislativo Sobralense a personagens que fazem a saúde no município foi outorgado merecidamente aos seguintes profissionais da área: Dr. Diogo Parente, Dr. Tadeu Xerez e Dr. Vicente Abdias. Pelo compromisso e apoio à saúde pública, o Prefeito Leônidas Cristino também foi agraciado com a comenda, entregue no último dia 20/10.

De acordo com informação do jornalista Nonato Albuquerque, já residem em Fortaleza mais de dois mil africanos, entre caboverdeanos, angolas e quenianos. Em Sobral, já encontramos imigrantes orientais, chineses e coreanos, é a globalização.

Reunião do CSPU de outubro, acontece dia 30, com movimentada programação. Auditório do Senac, às 19h, na praçinha do amor.

Nenhum comentário: