quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Boxe olímpico: sobralense representa estado no mais importante evento do país

A cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, está sendo sede, até o dia 28 de novembro, do 63º Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico, onde o município de Sobral participa pela primeira vez do evento como o único representante do estado do Ceará.

No Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico 94 atletas de 22 estados disputam as medalhas da mais importante competição brasileira de boxe. Ao todo são mais de 200 participantes entre pugilistas, treinadores, oficiais, dirigentes e equipe, todos envolvidos na estrutura e logística dos torneios. No primeiro dia do evento aconteceu a pesagem oficial, além dos exames médicos e os sorteios das chaves. A cerimônia de abertura acorreu na segunda (24) no Ginásio Aécio Tocantins, onde foram realizadas também as primeiras lutas. A prática do boxe vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o país, incentivado por resultados de atletas como Acelino “Popó”, e também pelo bom condicionamento proporcionado aos praticantes.

Com o apoio do Secretário do Esporte e Juventude, Gilvan Paiva, e coordenado pelo professor Márcio Barbosa, técnico paulista com registro no CREF radicado em Sobral, o município iniciou ainda em 2008 a formação da primeira equipe filiada a Confederação Brasileira de Boxe, no intuito de popularizar o esporte e formar atletas. O resultado não demorou a surgir, e no início de deste mês, o atleta sobralense Thiago França recebeu convite para participar do Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico e, com o apoio da Prefeitura de Municipal de Sobral, foi o único atleta do estado e primeiro na história de Sobral a participar da mais importante competição brasileira de boxe.

Até o fechamento desta matéria, o atleta Tiago França já tinha avançado para semifinais do torneio, escrevendo definitivamente uma nova página na história do esporte sobralense. A construção da Vila Olímpica Ministro Ciro Gomes na gestão do Prefeito Leônidas Cristino deve proporcionar melhor estrutura para prática de esportes olímpico como o boxe, e colocar o município de Sobral dentre aqueles que mais investem e produzem no esporte de alto rendimento do país.