segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Governo anuncia novas regras para os SAC's a partir de hoje

Finalmente o Governo começa a trabalhar em assuntos relacionados à escuta do consumidor/cliente de forma objetiva. Novas regras para atendimento de SAC entram em vigor a partir de hoje, 1º, as centrais de atendimento de empresas de telefonia ou planos de saúde, entre outras, tem no máximo, 60 segundos para atender o solicitante. Outro benefício diz respeito a serviços com TV por assinatura e telefone, onde os call centers terão de ficar disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, sendo gratuito para pedidos de informação, reclamações ou de cancelamento. O consumidor que detectar descumprimento nas regras de atendimento poderá denunciar as empresas. As reclamações podem ser feitas nas unidades do Procon, Ministério Público e Defensorias Públicas. Confirmada a irregularidade, as companhias poderão sofrer multas de R$ 200 a R$ 3 milhões como forma de punição. Este pode ser o primeiro passo para que os serviços de escuta, inclusive os de ordem pública, reflitam sobre sua organização e atendimento de qualidade ao público.