terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nossa coluna no jornal A Folha desta semana

MS disponibiliza Material sobre dengue

O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza conteúdo de CD-ROM sobre dengue em seu site(saude.gov.br), com excelente material como motivos da Grécia Antiga direcionado a médicos e enfermeiros A iniciativa do Ministério tem parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e apoio do Conselho Federal de Medicina. No material é possível encontrar informações sobre o combate a doença e valor da sua atuação profissional no manejo da dengue através de uma série de imagens, vídeos, capturados em um trabalho de campo, além de entrevistas e textos sobre a doença. Este material foi enviado aos médicos brasileiros em forma de CD-ROM, através de mais essa pioneira ação do Ministério da Saúde. E lembre-se, a dengue se combate todos os dias!.

Unimistura, sabor que aproxima

Inaugurado nessa quinta-feira, 13 de novembro, o mais novo restaurante da cidade, o UniMistura. A administração fica na responsabilidade do dinâmico Jader Cruris, que traz inovações na forma de escolher o sabor da pizza ou do sanduíche, que fica a cargo do cliente. Com ambiente agradabilíssimo, o UniMistura fica nas dependências do novo posto 13 de maio III, na avenida do Contorno com Pericentral, vale a visita ou contato pelo 3613 1281 para tele-entrega.

Congratulações na Assembléia

O Ouvidor da Assembléia Legislativa (AL) do Estado do Ceará, Deputado Estadual Ronaldo Martins, enviou à mesa diretora da Casa do Povo uma Moção de Congratulações ao Secretário da Saúde e Ação Social de Sobral, Dr. Carlos Hilton Soares, e à equipe da Ouvidoria Municipal do SUS daquele município pela realização de mais um evento científico na área de ouvidoria na urbe sobralense. Pastor evangélico e radialista com um vasto trabalho social, voltado principalmente para a juventude, o Deputado foi autor de 44 projetos de lei, 214 requerimentos e mais de 70 pronunciamentos, Ronaldo Martins é atualmente considerado pelo meio um dos grandes nomes da ouvidoria pública na Região Nordeste.

PESQUISAS AFIRMAM

Musculação x diabettes

Os benefícios da musculação para saúde do ser humano não é nenhuma novidade. Novidade mesmo é o estudo da Faculdade de Educação Física (FEF/SP) que comprovou que exercícios com peso constitui-se num importante fator para a redução dos riscos de desenvolvimento da resistência à insulina (RI), estágio prévio ao aparecimento do diabetes mellitus do tipo 2. No estudo submeteu homens acima de 60 anos, sedentários e saudáveis, ao treinamento com pesos durante 16 semanas e comparou o resultado com um grupo controle composto por oito idosos. Os dados de composição corporal tiveram alterações benéficas, com reduções significativas na gordura corporal relativa, visto que o tecido adiposo em grandes quantidades é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da RI. Os bons resultados levaram o grupo a desenvolver estudos mais aprofundados, mas o resultado inicial já traduz excelentes resultados, mais um ponto para a musculação.

Personas

- Ao amigo Kelb, da Casa dos Bordados, cidadão que sabe tratar bem os clientes, além do serviço de excelente qualidade;

- Ao médico emergencista da Santa Casa, Dr. Pedro José, o registro da coluna pela sua competência técnica e atenção aos pacientes, o chamado pedra 90, é novo!

- Chico Prado, bacharel e poeta, e digníssima fazem viagem de férias pelo sul maravilha;

- Ao colega do sem fio, Mário Magalhães, pelo excelente trabalho na Paraíso FM;

- Júnior Lopes, o Repórter Juventude, cursa agora nível superior e em breve estará com diploma nas mãos. Merece o melhor pela humildade e perseverança.

Jornal A Folha