quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Coluna Repórter Saúde - Edição 120 do Jornal A Folha

 

Direto do site da Telessaúde: A Universidade Federal do Ceará, através do Departamento de Saúde Comunitária, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e do Núcleo de Telessaúde da UFC, divulga a abertura de inscrições para seleção do I Curso de Especialização em Saúde da Família, com carga horária de 384 horas, e que visa capacitar profissionais de saúde (médico, cirurgião-dentista e enfermeiro) para atuarem no Programa de Saúde da Família, nas ações de promoção, prevenção e cuidado na respectiva área de responsabilidade sociossanitária pelo Ministério da Saúde do Brasil. Detalhe, o curso é inteiramente gratuito e oferece vagas para todo estado do Ceará, com a facilidade de ser Ensino à Distância. As inscrições podem ser feitas até 31/01/2010 através do site: http://telessaude.medicina.ufc.br/inscricao/inscricaoaluno.php

 Sobre o Telessaúde: O Telessaúde Brasil trata-se de uma estratégia de formação em saúde do Governo Federal que tem por objetivo integrar as equipes do Programa Saúde da Família de todo o país com os centros universitários de referência. Seu principal objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, redução da quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e por meio do aumento de atividades de prevenção de doenças.

No estado do Ceará, o Núcleo Telessaúde é sediado no Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC. As atividades no estado começaram em agosto de 2007 e já conta com uma série de bons trabalhos realizados na área de Educação à Distância, através de palestras e treinamentos de capacitação de técnicos e enfermeiros no sistema de Telessaúde, além da realização de mais de 29.000 eletrocardiogramas(ECGs).

 


Sobre EAD: Certamente esta sigla pode parecer estranha para muitos, porém, ela vem contribuindo, e muito, para a democratização do ensino em todo o país, trata-se do Ensino à Distância (EAD). A desconfiança de alguns pela metodologia só é justificada quando o projeto não atende os requisitos, porém se o trabalho é do nível que é realizado pelo Telessaúde no Ceará e em todo território nacional, só existem vantagens. Especialistas apontam os benefícios da EAD: Rendimento igual ou melhor que os do método presencial, estruturas curriculares facilmente adaptáveis, maior flexibilidade dos horários de estudo, alcance de grande e diversificada população-alvo e contribuição para a maior universalização da educação.

 

Uma das modalidades de serviço do Telessaúde é a palestra virtual. No próprio site (http://telessaude.medicina.ufc.br) são oferecidas palestras ao vivo e em arquivo. Temas como câncer de mama, atenção primária, cirurgias especializadas, pediatria, dermatologia, dentre outros, podem ser encontradas no portal. Além das palestras, o Telessaúde oferece outros serviços como ECGs, teledermatologia, palestras, cursos, 2ª opinião formativa, urgências cardiológicas. Por ocasião do I Seminário Nacional de Telessaúde realizado no ano passado, Prof. Dr. Luiz Roberto de Oliveira, coordenador do projeto no Ceará, mostrou dados do Núcleo, que impressionam pela quantidade e qualidade do trabalho. 


Numa parceira entre a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família/UFC - Campus de Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, aconteceu recentemente o processo seletivo Mestrado Acadêmico em Saúde da Família. Este é o primeiro Mestrado Acadêmico do país na área, colocando Sobral mais uma vez na condição de pioneiro na formação em saúde quando o assunto é atenção primária e estratégia Saúde da Família. O Prof. Dr. Luís Fernando F. de Tófoli coordenou todo processo de seleção do Mestrado e também responde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará/Campus de Sobral.

Nenhum comentário: