quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Coluna Ombdsman da Folha - Edição 120 do Jornal A Folha

Esta edição inaugura o ano para nosso jornal, sendo a primeira edição de 2010. É início de jornada, porquanto contamos sempre com sua colaboração para um trabalho cada vez mais participativo.

Passadas as festas de fim de ano, vamos ao que realmente interessa e conversar um pouco sobre a edição anterior, a última de 2009. Em primeira observação, facilmente é percebido que em algumas áreas, matérias e colunas apresentam fontes de tamanho diferente de fonte, ocasionando uma desarmonia no padrão visual. Um espaço que deixa isso flagrante é a coluna assinada pelo colaborador José Maria, com uma fonte de tamanho minúsculo, tornando a leitura difícil e cansativa.

Ainda sobre fontes, alguns títulos de permanecem sem uma padronização. Encontramos alguns com letras maiúsculas, outros com letras minúsculas, alguns em negrito, enfim, o recomendável é que se obedeça uma linha estética lógica.

Em consulta ao Aurélio*, confirmamos que uma palavra no Segundo Caderno foi inadequadamente escrita, quando fala do “8° Multirão” na cidade de Santana-Ce. A grafia correta é na verdade “Mutirão”, sem a letra “l”, e segundo o próprio dicionário trata-se de um Auxílio gratuito que prestam uns aos outros os membros de uma determinada comunidade, reunindo-se todos em proveito ou de um de seus membros, ou de todos, como no caso, p. ex., da implementação de obra(s) de infra-estrutura.

Um dos destaques da edição foi o espaço assinado por Danilo Neves, com informações sobre esportes, em especial sobre o Guarany de Sobral. O colega consegue aprofundar-se no tema, sem perder a objetividade. Arteiro Ferreira fez uma justíssima citação aos 50 anos de rádio de Fernando Solon, um ícone do rádio e da imprensa sobralense..

*O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa corresponde à 3ª. edição, 1ª. impressão da Editora Positivo, revista e atualizada do Aurélio Século XXI, O Dicionário da Língua Portuguesa, contendo 435 mil verbetes, locuções e definições. ©2004 by Regis Ltda.

Nenhum comentário: