terça-feira, 25 de agosto de 2009

Relatório de São Paulo aponta saúde como área mais acionada

Dentre todas as áreas de atuação de uma ouvidoria, a saúde é talvez uma das que mais necessite de um trabalho específico.

Recentemente a Prefeitura de São Paulo, através de sua Ouvidoria-Geral, divulgou um relatório trimestral que aponta a saúde como campeã das manifestações, superando a queixa relacionada a problemas na iluminação pública, há cinco anos o ítem mais acionado.

Veja um trecho da reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo:

No total, houve 4.196 ocorrências registradas de abril a junho. Segundo a Ouvidoria, que atende diretamente pelo telefone 0800-175717, é mantida uma "agenda propositiva" junto a diversos órgãos públicos para o encaminhamento das reclamações. Apesar de liderarem as notificações, as queixas sobre o mau atendimento permaneceram estáveis na comparação com o segundo trimestre de 2008, quando foram registradas 718 reclamações.

De acordo com informações da Ouvidoria, das 717 reclamações sobre qualidade no atendimento, 359 se referem à Secretaria da Saúde, seguida pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, com 58, e pela São Paulo Transporte (SPTrans), com 56. A Saúde também foi a campeã em outra tabela feita pela Ouvidoria, a de reclamações separadas por órgão municipal: teve 939 ocorrências, frente a 604 da segunda colocada, a Secretaria de Serviços.

Por nota, a Saúde informa que liderou as queixas por causa da "elevação da demanda, com a ampliação do atendimento oferecido à população". O órgão informou ainda que "houve aumento no atendimento dos casos de gripe, em virtude da pandemia da gripe A (H1N1)". A secretaria destacou também que, no geral, o número de reclamações caiu em comparação a 2008. As informações são do jornal.

Visão do zelador:

A reportagem talvez sirva de alerta para os gestores da saúde, que num tanto de oportunidades gastam tempo e energia em projetos que andam em círculos, e não se sensilizam para a importância de implantar uma ouvidoria em saúde.

Atualmente o Ministério da Saúde disponibiliza verbas para capacitação e aquisição de equipamentos, mas o que há de mais importante num ouvidoria é de fato a sensível melhora na qualidade da gestão, vide as experiências exitosas.


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