quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Coluna Repórter Saúde - Jornal A Folha nº 108

Repórter Saúde

nº 108 / julho de 2009

Para Vigilância Sanitária de Sobral (VISA), a venda de alimentos em eventos públicos não passa despercebida. No recente festival de quadrilha de Sobral, que reuniu grande público com houve intensa comercialização de alimentos, a VISA exerceu um papel fundamental, pouco notada pela maioria das pessoas. Todos os vendedores de alimentos tiveram que trabalhar uniformizados, com luvas, toucas e crachás, além de terem seus produtos supervisionados pelo órgão, garantindo segurança alimentar para população, informou ao RS Antonia Avelino, Coordenadora da VISA/Sobral.












Com casos de gripe A (H1N1) já confirmados no Ceará, algumas recomendações importantes da Vigilância Epidemiológica são dignas de registro. Uma delas é que se evite o uso de bebedouros públicos, principalmente em escolas, onde o indicado é mesmo o uso de copos ou garrafinhas individuais. O Secretário da Saúde de Sobral participou de reunião com diretores de escolas públicas e técnicos estiveram em escolas particulares. Autoridades também recomendam que as crianças gripadas devam evitar ir à escola por um período mínimo de sete dias.

Ainda sobre a VISA/Sobral, nossa coluna recebeu a informação de que todas as padarias da cidade passam por supervisão, que avalia diversos itens de funcionamento deste tipo de comércio. Neste trabalho, são exigidos critérios relacionados a boas práticas, o que garantem qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor. Enquanto alguns destes estabelecimentos ainda estão em processo de atendimento aos critérios da VISA, outros já atenderam todos os itens, inclusive com a presença de um profissional da área de segurança alimentar em seu quadro funcional.

A pousada Queda D’Água, na cidade de Ipu, é uma das melhores opções de hospedagem para quem pretende fazer uma visita à região e à famosa bica. A cidade é agradabilíssima, e a visita ao belo fenômeno natural é imprescindível. A pousada Queda D´Água, indicada pela nossa coluna, fica a pouco mais de 1 km do conhecida bica do Ipu, um verdadeiro espetáculo da natureza. O casal Sandra e Alves responde pela organização do estabelecimento, que possui um ambiente familiar, com apartamentos novos, ar-condicionado e estacionamento próprio. O endereço da pousada é R. Cel. Félix, 897, a mesma rua que dá acesso à bica. Você pode obter informações sobre a pousada através do seguintes telefones: (88) 3683 1885 e (88) 9936 3769.


Um projeto sobre Atenção à Saúde da População Negra, elaborado pelo Conselho Municipal de Saúde de Sobral, poderá ser implantado brevemente na terrinha.


A rede de TV por Assinatura NET, preferida de muitos sobralenses pelo preço acessível e boa diversidade de canais oferecidos, tem nova gerência local. Cidney Barreto assumiu o cargo desde junho de 2009, mas já demonstra sua competência, tendo como características o bom atendimento e atenção o cliente. Interessados sobre o trabalho da NET, canais disponíveis e valores, o telefone é (88)3611 4455.


Na revenda MundiFiat, o funcionário Elvis é destaque na qualidade de atendimento, fazendo jus ao nome construído pela casa no mercado.

Uma percepção alternativa sobre a gripe A, e no mínimo polêmica, pode ser assistida num vídeo, disponibilizado no youtube, com áudio em espanhol, mas com legenda em português. Mesmo com um endereço um pouco comprido, recomendo a visita ao pequeno documentário, que tem duração de um pouco mais 9 minutos, mas verdadeiramente intrigante, veja o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=P33L_6vGRBI&feature=related


O cirurgião-dentista Fábio Sólon, que também atua na auditoria da saúde em Sobral, recebe o registro do RS esta semana. Jovem e solícito, o Dr. Fábio é a imagem do servidor dedicado ao trabalho, e mesmo ocupando importante função, transmite simplicidade e educação com todos que o procuram.

Nenhum comentário: