sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Tudo pronto para o Seminário de Ouvidorias do SUS em Sobral

Numa parceria entre o Governo do Estado do Ceará, através da Ouvidoria-Geral da Secretaria Estadual da Saúde, Prefeitura de Sobral, através da Ouvidoria Municipal do SUS, e o Fórum Estadual de Ouvidorias do SUS no Ceará, acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de outubro, no auditório da Escola de Saúde da Família de Sobral, às 8h30, o I Seminário Macrorregional de Ouvidorias do SUS da região norte.
O evento tem como objetivo discutir a descentralização e fortalecimento das Ouvidorias do SUS no estado, além de capacitar equipes técnicas municipais para o processo de implantação e implementação desse serviço. Num segundo momento, o seminário abordará aspectos relacionados ao OuvidorSUS, sistema de informação on line desenvolvido pelo Ministério da Saúde e que serve de referência para as ouvidorias em saúde do país.
Foram convidados técnicos das Secretarias Municipais de Saúde da macrorregião e unidades prestadoras de serviço, profissionais que operam o sistema OuvidorSUS nos municípios e a imprensa.
Abaixo, a programação do evento, que deve marcar um nova fase no que diz respeito ao fortalecimento e criação de novas ouvidorias no estado, e mais especificamente na zona norte, que tem o município de Sobral como uma experiência exitosa e referência para Ouvidorias Municipais do SUS em todo país.
As ouvidorias do SUS constituem-se em fortes instrumentos de cidadania e consolidação democrática, e seu funcionamento adequado proporciona condições fundamentais para melhoria da qualidade dos serviços de saúde e a busca da satisfação plena do cidadão.

16/10/2008

8h30 - Abertura

09h - As Ouvidorias do SUS como instrumento de gestão e de controle

social (Ana Paula Girão Lessa - Ouvidora-Geral da Saúde do Estado/CE)

10h40 – A estruturação das Ouvidorias Municipais do SUS – instrumentos e

fluxos (Edna Maria Martiniano Ouvidoria do SUS de Maracanaú)

14h - Discussão de grupos (Edna Maria Martiniano – Ouvidoria do SUS de Maracanaú e Marcos Lima – Ouvidoria do SUS de Sobral)

DIA 17/10/2008

09h - O Programa OuvidorSUS como instrumento de articulação do Sistema

Nacional de Ouvidorias do SUS - (Ana Paula Girão Lessa - Ouvidora-Geral da Saúde do Estado/CE)

10h40 – Conceitos e tipificações trabalhados pelo Sistema OuvidorSUS – (Jânder Magalhães - Ouvidoria do SUS de Sobral)

14h - Discussão em grupo e treinamento operacional sobre o Sistema

16h- Plenária de encerramento - (Jânder Magalhães)