quarta-feira, 13 de abril de 2011

Município de Iguatu/CE cria Ouvidoria-Geral

Depois de Sobral, foi a vez da cidade Iguatu, distante 384 Km de Fortaleza/CE, aderir à idéia de uma Ouvidoria-Geral no município.
Conhecido pela forma arrojada e dinâmica de administrar, o Prefeito Agenor Gomes de Araújo Neto (foto ao lado do Senador Eunicio Oliveira), do município cearense de Iguatu, localizado no sertão central cearense, parece ter tido a sensibilidade de um bom gestor e implantou naquele município uma Secretaria de Ouvidoria.
Iniciativas como a do jovem Prefeito cearense começam a surgir em todo o país, demonstrando que uma nova fase começa a surgir para o instituto Ouvidoria, principalmente no âmbito público. E o que é melhor, os gestores começam a perceber que diferentemente de um local para acumular problemas, a Ouvidoria pode se constituir num dos mais importantes instrumentos de uma gestão.
No entanto, não basta apenas coragem e uma mensagem aprovada pela Câmara Municipal ou um nome de uma pessoa íntegra para responder pelo serviço. Uma Ouvidoria-Geral do Município representa um canal de escuta qualificada com a população e deve fazer jus ao adjetivo qualificada. Quiçá seja esta uma das razões de algumas experiências nada positivas, o que pode ter colaborado para uma visão deturpada que algumas pessoas têm hoje em dia de uma ouvidoria.
Obviamente, a realidade hoje é outra, e instituições que decidem implantar uma ouvidoria já podem contar com entidades como a Associação Brasileira de Ouvidores & Ombudsman (ABO) e seus dirigentes para orientação técnica. Aliás, se faz mister que todos aqueles que exerçam esta atividade sejam filiados à ABO, garantindo assim um referencial técnico de qualidade.
A respeito do processo de implantação, muitas variáveis devem ser consideradas, principalmente a partir de cada realidade. Num outro artigo, traremos detalhes sobre esse assunto, por hora, o que cabe é reconhecer a nobre atitude do Prefeito Agenor Neto em implantar um serviço de Ouvidoria, exemplo que deve ser seguido por gestores de todo país.









Nenhum comentário: