sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Mito caí por terra, bebida alcoólica nunca fez bem

A pesquisa mais recente sobre drogas verificou que 11,2 % da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, 9% de tabaco e 1% de maconha. No âmbito da saúde pública, as drogas mais preocupantes são o álcool e o tabaco.
O álcool é responsável por mais de 80% dos casos de internações hospitalares por dependência, e uma nota publicada no site Saúde em Movimento põe por terra o mito dos benefícios do vinho fermentado:

Uma taça de vinho diária pode causar câncer

Uma taça de vinho por dia não faz mal? Faz sim! Relatório divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) francês, baseado nas conclusões de três renomadas instituições científicas - National Alimentation Cancer Research, Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer e Instituto Americano para a Pesquisa sobre o Câncer – aponta que, em qualquer quantidade, bebidas alcoólicas podem causar câncer.

"O consumo de bebidas alcoólicas está associado ao aumento do risco de diversos cânceres como de boca, de faringe, de laringe, de esôfago, colo-retal, do sangue e do fígado" afirma o relatório, que alerta que o percentual de aumento do risco está estimado tendo como base cada copo de álcool consumido por dia. O risco varia entre 9% a 168%.

"Em particular, o aumento do risco de cânceres de boca, de faringe e de laringe é estimado em 168% por copo de álcool consumido por dia" relata o documento.

O Brasil ocupa o 51º lugar no ranking mundial de consumo de vinho, com apenas 2 litros per capita/ano. A França lidera a lista com 55,4 litros per capita/ano. Porém, é bom lembrar que a pesquisa afirma que a ingestão de qualquer bebida alcoólica aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento de um câncer. No ranking dos países que mais consomem cerveja, por exemplo, o Brasil está entre os dez primeiros colocados.