segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ouvidoria Itinerante

Desde meus primeiros contatos com esse trabalho que escuto pessoas falarem dela, e confesso, que durante todos esses anos, mesmo ainda não conseguindo sedimentar uma ideia definitiva sobre as chamadas Ouvidorias Itinerantes, decidi escrever sobre o tema.
Numa análise etimológica rápida, fica fácil saber que a palavra itinerante significa algo que percorre um roteiro, um itinerário, que viaja de lugar em lugar, algo assim com características nômades.
Pensando bem, a ouvidoria que trabalho já faz isso, e como faz. Não pelo caráter físico, temos uma sede, paredes, instalações, enfim, mas do ponto de vista funcional.
As demandas que ora se originam na ouvidoria que trabalho não tendem a ficar ficar no armário de ferro, ou por outra, percorrem um roteiro definido e mantém-se ativa, e quando necessário, vai de um lugar a outro. A itinerância de uma ouvidoria pode residir em sua força de movimentação interna, em sua capacidade de ativar o fluxo de respostas e retorno ao cidadão, o que, para construção da cidadania, é bem mais estratégico do que uma tenda montada a cada semana em diferentes setores da instituição expondo nosso produto.
Tudo bem, precisamos mesmo ser vistos, percebidos e até mesmo entendidos pelo cidadãos. Mas precisamos nos afirmar, sobretudo, como um setor de credibilidade, algo que só é verdadeiramente conquistado com muito esforço, disciplina e organização.
Percebo a instituição de experiências de mobilizações no âmbito externo como válidas, mas necessitamos avaliar as nossas condições estruturais, físicas e gerenciais.
continua...


Diz-se de algo que percorre um roteiro ou intinerário;
algo que viaja de lugar em lugar


Nenhum comentário: