sábado, 26 de março de 2011

Crescimento profissional e coletivo em ouvidoria

Mais do que trabalharmos pelo nosso crescimento pessoal, enquanto ouvidores, deve ser uma preocupação de todos o cuidado com nossa imagem instituicional e coletiva.

Esta organização coletiva tem reflexo direto na trajetória de todos, significa força para os avanços e conquistas, representação social e fortalecimento da categoria. Esse trabalho já é feito e produz grandes resultados nas mais diversas áreas de atuação profissional, inclusive na área de ouvidoria, através da Associação Brasileira de Ouvidores & Ouvidorias.

Quando falamos de organização instituicional, dizemos que o profissional precisa estar inserido neste contexto, ele precisa ter uma representatividade e isso já está disponível para todos da área de ouvidoria. Filiar-se a ABO é bem mais que pagar um anuidade irrisória em termos pecuniários, significa ter consigo um registro de valor inestimável, que dá condições morais e status de categoria à função que se exerce.

Desta forma, fortalecer a ABO em todo território nacional é fortalecer a si mesmo enquanto ouvidor, é reconhecer a necessidade da união e a lembrança do respeito que todos devem ter conosco. Estar institucionalizado nos dá condições de igualdade para uma conversa com um superior hierárquico na entidade para exigir melhoria nas condições de trabalho, afinal, falamos por nós, mas com a chancela de uma entidade.

Uma das mais recentes provas do crescimento da ABO é sua expansão nos estados brasileiros. Recentemente em Minas Gerais e agora, em fase de articulação, o estado do Acre, a entidade confirma sua posição de órgão sério e respeitado.

Filiar-se à ABO é crer nisso, é entender e colaborar com uma luta com conquistas históricas, mas com um outro longo caminho a percorrermos juntos.




Nenhum comentário: