quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ombudsman d’A Folha

Acompanhe a minha coluna, publicada quinzenalmente no jornal A Folha, com circulação no Estado do Ceará.

12/2009

Qual a importância da opinião de um leitor para um jornal? Bem, a resposta dessa pergunta está diretamente ligada ao tipo de relação construída entre os dois elementos nela contidos, o leitor e o jornal.

Na verdade, o que se estabelece entre o leitor e veículo é um tipo de comunicação. Os jornalistas escrevem, você lê a notícia e a interpreta da forma que lhe é possível e conveniente. A comunicação neste caso ocorre, mas quase sempre numa única direção, onde a informação num tanto de vezes é pura, da fonte.

Quando um jornal disponibiliza para seus leitores um espaço de ombudsman, ele necessariamente convida o leitor para participar com ele do processo construtivo, e como diria Paulo Freire, através de um processo de construção coletiva, baseada num diálogo, dando assim uma grande significância a sua opinião. Isso se traduz em respeito, transparência e vontade de fazer melhor, porque a razão de ser de qualquer mídia, e seu destino final, é o acesso do usuário.

Desta forma, a figura do Ombudsman aqui, dá a você o direito de contribuir conosco, de ser agente ativo na comunicação, utilizando para isso o contato com um profissional treinado para esta tarefa, de ouvir bem e comunicar-se melhor ainda.

Participe, então, em cada edição com suas observações, afinal, qual de nós, enquanto leitores, não têm uma opinião sobre alguma área do jornal? Faça como o leitor Sérgio Guirmarães, que sempre nos envia mensagens. Aguardo sua participação pelo nosso e-mail: ombudsmandafolha@gmail.com

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