quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Coluna "Repórter Saúde" - Jornal A Folha (Ed. 96)

Motos e a emergência de Santa Casa

Considerado um dos grandes responsáveis pela lotação na Santa Casa de Misericórdia de Sobfal, os acidentes de motocicletas correspondem a mais de 50% de todos os atendimentos por acidentes naquele hospital. Somente no ano de 2008 foram registrados mais de 2.500 acidentes envolvendo o veículo, informou para nossa coluna o assessor de imprensa da Santa Casa de Sobral, Ricardo Martins. A praticidade e economia desse tipo de transporte deve ser retribuída com responsabilidade e atenção no trânsito, preserva a saúde, desafoga a emergência e ainda economiza dinheiro público.

Anvisa divulga notas técnicas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começou a semana a toda prova e no dia 20/01/2009 publicou um série de notas técnicas em seu site. O conteúdo das notas versa sobre a suspensão produtos de limpeza, cosméticos, interdição cautelar de uma empresa, apreensão e inutilização de medicamentos. Sobrou até para o Xarope da Vovó, já que em nota a Agência determinou a proibição da fabricação, distribuição, comércio e uso dos produtos Mel com Babosa – O Legítimo, 250 ml e do já citado Xarope da Vovó 100% Natural, 250 ml, ambos de fabricantes desconhecidos, sem registro e sem Autorização de Funcionamento perante a Anvisa. Detalhes podem ser consultados no site da eficiente Agência Federal (anvisa.gov.br).

Dia do Farmacêutico

Nossa coluna parabeniza todos os farmacêuticos em homenagem ao seu dia, comemorado em 20 de janeiro. Mesmo reconhecida como uma antiga ciência, e apesar de existir desde os primórdios da humanidade, foi apenas no século 13 que a Farmácia foi separada oficialmente da medicina e o farmacêutico reconhecido como uma profissão. Nas mais diversas áreas o farmacêutico atua, fornecendo qualidade aos serviços e segurança e aos pacientes. Em Sobral foram realizadas atividades em comemoração a data com serviços à comunidade.

Café em excesso x alucinações

Uma pesquisa publicada na Inglaterra alerta que as pessoas que apelam para o café para ficar acordadas por mais tempo podem ter alucinações. De acordo com a pesquisa, ingerir mais de sete xícaras da bebida por dia pode resultar no problema, já que a de cafeína em excesso está relacionada a casos de alucinações. Para o psicólogo inglês Simon Jones, coordenador do estudo, a pesquisa seria o primeiro passo para aumentar o foco dos estudos sobre as alucinações, relacionados ao hormônio cortisol, substância também produzida em situações de forte estresse emocional. Além do café, alimentos como chocolate, chás e bebidas energéticas também são fontes ricas em cafeína.

Personas

- Luís Martius Júnior, que direto de Brasília acompanha os acontecimentos da região através do jornal A Folha;

- Park Fitness, academia no parque da cidade, abriu horário para aulas de Muay Thai para alunos principiantes e avançados;

- Dr. Régis Gomes, farmacêutico, recebe em nome da categoria, homenagens da coluna aos seus pares;

- O motorista Dulcinei Azevedo, da saúde, é um bom exemplo de profissional sério, prestativo e que conserva uma qualidade muito importante, o respeito com os colegas;

- Tomáz Martins, leia-se Canto Mineiro, com força total para encarar 2009, mantendo a posição do CM como uma das melhores casas do ramo no Estado do Ceará. Votos de saúde e prosperidade.