quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sobral participa de aperfeiçoamento promovido pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) no RJ

A Ouvidoria-Geral da União (OGU), órgão da Controladoria-Geral da União do Gabinete da Presidência da República, promove entre os dias 16 e 18 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, Curso de Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública.

 A Ouvidoria Municipal do SUS, órgão da Prefeitura Municipal de Sobral, recebeu convite da OGU, para participar do aperfeiçoamento, ministrado pelos maiores especialistas em ouvidoria pública no país. Este treinamento visa fornecer subsídios indispensáveis para a atuação de profissionais que trabalham nas ouvidorias de órgãos públicos. Neste evento, Jânder Magalhães, técnico da Ouvidoria Municipal do SUS, representará o município. Membro efetivo da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), o técnico também foi convidado para participar como facilitador de uma oficina com a rede de ouvidores da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará e para ministrar uma palestra na capital do estado do Acre, Rio Branco, sobre a experiência desenvolvida na Prefeitura Municipal de Sobral.

            O serviço de Ouvidoria Municipal do SUS foi implementado em Sobral Através da Portaria 148/2007, de 19 de setembro de 2007, sendo um dos primeiros do país a funcionar de acordo com o que preconiza Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS. A Ouvidoria Municipal do SUS se constitui num importante canal de comunicação entre o cidadão e a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral e tem como atribuições receber as solicitações, reclamações, denúncias, elogios, informações e sugestões, bem como levá-las ao conhecimento dos órgãos competentes. O acesso ao serviço ocorre das seguintes formas: Disque-saúde (0800 280 46 46), caixa postal - 161 - CEP 62010-970, pessoalmente (Rua Viriato de Medeiros, 1205, Centro) ou pela internet (www.sobral.ce.gov.br/saude).

            Mesmo sendo implantada no ano passado, foi na gestão do atual Secretário da Saúde e Ação Social, Dr. Carlos Hilton, que a Ouvidoria Municipal do SUS conseguiu alcançar o status de referência nacional, conquistando prêmios e ganhando visibilidade pela sua experiência.

Fonte: Jornal Correio da Semana