quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Notícias do Seminário Internacional
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Interagir em Ouvidoria

quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Seminário Internacional Brasil Itália

quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Ouvidorias do Brasil

Sobre a ouvidoria, a informação que obtive no site do município, por sinal com um visual bastante dinâmico e alegre, é que o atual ouvidor do município é o Osmar de Aguiar Filho, profissional com graduação em Geografia e Pós-graduando em Gestão Pública Municipal. Interessante perceber como as ouvidorias são bem ecléticas no quesito de formação profissional. (foto: site de Beberibe)
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Câmara Municipal de Sobral articula Ouvidoria

segunda-feira, 26 de setembro de 2011
OMD Promove 15º Curso em Ouvidoria

segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Ouvidoria Itinerante
algo que viaja de lugar em lugar
Novo endereço - ouvidor.tk

segunda-feira, 11 de julho de 2011
Por que a demora nas respostas? Parte I
Para um serviço de Ouvidoria funcionar a contento e ter sua crediibilidade garantida, algo se faz mister, a resposta às manifestações do cidadão, geralmente dada por determinados departamentos da instituição a qual a Ouvidoria faz parte.
O que acontece num tanto de situações, é que alguns setores negligenciam prazos de resposta, o que compromete toda agilidade do processo e retorno ao cidadão. Essa demora na resposta não possui um só motivo, o que, obviamente, para ser sanada, necessita-se de uma avaliação em cada caso. Todavia, determinadas circunstâncias podem ser citadas como mais comuns e que podem aqui ser exploradas.
Cito aqui, inicialmente, a falta de entendimento do fluxo de trabalho da Ouvidoria por gerentes e coordenadores de departamentos. Daí o motivo pelo qual ser orienta que um serviço de escuta qualificada, antes mesmo de iniciar seu funcionamento, realize encontros para esclarecer a metodologia de trabalho, e mais, esses encontros devem ocorrer com certa regularidade, dependendo da instituição e da rotatividade de seus funcionários.
Ao não compreender como funciona a todo processo de uma manifestação, o responsável por receber a demanda pode entendê-la como um desaforo e que não há razão para se incomodar com aquilo. Além disso, o que não fica claro para muitos é que as informações transmitidas numa manifestação não corresponde a posição da Ouvidoria perante o caso, e sim a do manifestante.
Outro aspecto fundamental para o êxito do serviço é o apoio do gestor. Sem esse suporte, não há como promover um diálogo de igual pra igual como os demais setores, ademais, se o próprio gestor não considera as demandas da Ouvidoria algo importante, por que motivo seus subordinados a achariam. A realidade é que conquistar a confiança e apoio do gestor é um dos objetivos primordiais de nosso processo de trabalho.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
7º Seminário Nacional “OUVIDORES & OUVIDORIAS”

quarta-feira, 22 de junho de 2011
Do reconhecimento ao elogio

Hoje, falo dos internautas que acessam e comentam as postagens em nosso blog, onde, para representá-los, cito a ilustre
OS LEPROSOS ERAM PESSOAS MUITO DOENTES. A LEPRA ERA INCURÁVEL E MUITO CONTAGIOSA.

ELES PEDIAM, GRITANDO:
- JESUS, TENHA PIEDADE DE NÓS!
JESUS ENTÃO PEDIU QUE ELES FOSSEM SE MOSTRAR AOS SACERDOTES QUE ERAM OS RELIGIOSOS DA ÉPOCA.

ENTÃO JESUS DISSE:

- SÓ ESSE ESTRANGEIRO AGRADECEU A DEUS.
ELE DISSE ENTÃO AO ESTRANGEIRO:
- TUA FÉ TE SALVOU.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Empresa oferece vagas para Ouvidores
Nosso blog recebeu mensagem do acreditado Grupo Adecco, que tem sede em Zurique, na Suiça, sendo
líder mundial de soluções de RH e o 4º maior empregador do mundo.
A empresa conta com mais de 31 mil funcionários e mais de 5.500 escritórios em 60 países e territórios ao redor do mundo, e oferece ampla variedade de serviços como Trabalho Temporário, Recrutamento & Seleção e Administração de Mão de Obra Permanente ou Projetos de Terceirização, conectando mais de 700.000 colaboradores com mais de 100.000 clientes por dia.
O grupo informou sobre a disponibilidade de 04 vagas para Analistas de Ouvidoria, veja a descrição do trabalho e os requisitos:
Descrição:
Gestão de conflitos: Atender solicitações, esclarecer dúvidas e reclamações de cliente juntamente com as áreas de negócios;
Acompanhar as ações necessárias para solução do caso em tempo hábil;
Realizar follow up do status do processo;
Registrar as informações em sistema – em inglês.
Requisitos:
Inglês fluente;
Espanhol será diferencial;
Vivência na área de Ouvidoria.
Os currículos deverão ser cadastrados no nosso site da empresa www.adecco.com.br através do Link Procurando Emprego, Código da vaga 1008-87.
Nosso blog é grato a Srª. Bianca Lima, responsável pelo setor de Projetos Especiais da empresa, em ter dado credibilidade ao nosso blog para tão importante divulgação. E para os colegas ouvidores, aproveitem a oportunidade para ingressar numa grande empresa, afinal, fazer ouvidoria de qualidade independe de ser setor público ou privado.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Campo do Conflito - Parte I
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Ouvidoria resolve?
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Município de Iguatu/CE cria Ouvidoria-Geral
terça-feira, 12 de abril de 2011
Sobral terá Ouvidoria-Geral
sábado, 26 de março de 2011
Crescimento profissional e coletivo em ouvidoria

Esta organização coletiva tem reflexo direto na trajetória de todos, significa força para os avanços e conquistas, representação social e fortalecimento da categoria. Esse trabalho já é feito e produz grandes resultados nas mais diversas áreas de atuação profissional, inclusive na área de ouvidoria, através da Associação Brasileira de Ouvidores & Ouvidorias.
Quando falamos de organização instituicional, dizemos que o profissional precisa estar inserido neste contexto, ele precisa ter uma representatividade e isso já está disponível para todos da área de ouvidoria. Filiar-se a ABO é bem mais que pagar um anuidade irrisória em termos pecuniários, significa ter consigo um registro de valor inestimável, que dá condições morais e status de categoria à função que se exerce.
Desta forma, fortalecer a ABO em todo território nacional é fortalecer a si mesmo enquanto ouvidor, é reconhecer a necessidade da união e a lembrança do respeito que todos devem ter conosco. Estar institucionalizado nos dá condições de igualdade para uma conversa com um superior hierárquico na entidade para exigir melhoria nas condições de trabalho, afinal, falamos por nós, mas com a chancela de uma entidade.
Uma das mais recentes provas do crescimento da ABO é sua expansão nos estados brasileiros. Recentemente em Minas Gerais e agora, em fase de articulação, o estado do Acre, a entidade confirma sua posição de órgão sério e respeitado.
Filiar-se à ABO é crer nisso, é entender e colaborar com uma luta com conquistas históricas, mas com um outro longo caminho a percorrermos juntos.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
ABO/CE reúne diretoria nesta sexta, 25
A diretoria da Associação Brasileira de Ouvidores, Secção Ceará, estará reunida em atividade itinerante na manhã desta sexta-feira, 25/02/2011, para tratar de assuntos administrativos.
Nos próximos dias traremos mais detalhes sobre este encontro, que será coordenado pela Presidente Dayse Fucks, que informou a este zelador que bons projetos devem se concretizar nesta ano de 2011 em benefícios dos Ouvidores associados.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Encontro da UVC debate Ouvidoria Parlamentar
Presidentes de Câmaras Municipais de todo estado estiveram reunidos num encontro promovido pela União dos Vereadores do Ceará (UVC).
Dentre as pautas, houve exposição da diretoria da UVC sobre as diretrizes da nova gestão, apresentação do Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios e o projeto de implantação de Ouvidorias Parlamentares em todo estado. A idéia é sensibilizar os gestores das Câmaras e dar o "start" num processo gradual e progressivo de novas ouvidorias parlamentares. Representando Sobral, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Alberto Adoedato Júnior, esteve no encontro, prestando, inclusive, entrevista para emissoras de televisão da capital.
Na oportunidade, publicamos um pequeno vídeo, onde o Vereador Deuzinho fala sobre a importância da Ouvidoria Parlamentar
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Nova cara
Aguardamos as manifestações dos internautas com suas idéias para nosso melhoramento, afinal, é por você internauta que fazemos todo esse trabalho.
domingo, 30 de janeiro de 2011
Adalberto Fulgêncio fica no DOGES

Da parte do blog, a decisão tomada pelo novo Secretário de Gestão do Ministério da Saúde, o cearense Luiz Odorico, foi acertada. As manifestações de apoio ao paraíbano e filiado do PT partiraram das mais diversas regiões do país. Adalberto vinha fazendo um trabalho digno de registro nos últimos anos frente ao Departamento, com valorização das ouvidorias e incentivo total.
A expectativa é que ele permaneça neste ritmo e possa contribuir ainda mais na gestão do Ministro Alexandre Padilha.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Ouvidoria Parlamentar, para que?
Artigo escrito em 29/01/2011 por Jânder Magalhães - Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsmans(ABO), Secção Ceará/Mestrando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará/UFC/Especialista em Comunicação pela FIOCRUZ/RJ
Poucos lugares representam tão bem o estado democrático de direito quanto uma casa legislativa, afinal, como é tão bem conhecida, esta é a "casa do Povo", e assim se configura socialmente.
Neste espaço, mulheres e homens encontram-se representados, daí a razão de falarmos tanto em Democracia Representativa em nosso país, e com este poder de representação, discutem questões do interesse coletivo para o bem individual, como também questões individuais de interesse coletivo. Todavia, a representatividade em si apresenta seus limites, haja vista que nem sempre todos as necessidades da população podem ser captadas por seus eleitos, é algo humanamente impossível.
O avanço deste lado da democracia é a participação, que se dá quanto a cidadã ou cidadão encontra mecanismos ou ferramentas que lhe proporcionam a condição de opiniar sobre determinado assunto ou situação. Surge assim a Democracia Participativa, esta sim, ainda mais legítima e com forte base coletiva, porém, sua prática ainda continua sendo um grande desafio para nosso arranjo político e social. Como podemos exercer essa chamada Democracia Participativa? por onde começar? que meios utilizar?
A resposta para estas perguntas podem surgir das mais diversas fontes e possuir as mais diversas formas, contudo, trago a baila uma via, que nem mesmo é tão nova, possui uma história oficial de mais de 200 anos e com outros registros que ultrapassam três mil anos, falo do instituto Ouvidoria.
As tranformações ocorridas nas últimas décadas no conceito e processo de trabalho das ouvidorias no Brasil ganharam destaque internacional. Conseguimos, no decorrer dos últimos 25 anos, desde a primeira ouvidoria pública no país em Curitiba/PR, construir uma forma revolucionária de utilizar este poderoso instrumento de gestão, que quando bem conduzido e aplicado, se transforma é algo verdadeiramente valoroso para qualquer âmbito de gestão, o que dizer então na área parlamentar.
Mais do que oferecer um simples espaço para reclamações ou denúncias, uma Ouvidoria Parlamentar numa Câmara de Vereadores, por exemplo, é um exercício legítimo da Democracia Participativa. É abrir as portas para que o cidadão comum, além do direito de escolha de seu representante, também possa opinar sobre o funcionamento da casa e assuntos de interesse comum à coletividade.
A ressalva reside apenas no risco de que tão fino instrumento não seja como um jóia mal tratada por um ourives sem o profissionalismo necessário, erro que pode custar caro, não apenas no aspecto pecuniário, mas outros de valores incalculáveis. Uma Ouvidoria Parlamentar é o espelho com imagem exata da sua gestão e para isso necessita que essa responsabilidade seja entregue ao profissional com comprovada competência técnica, devidamente registrado ao seu órgão de classe, no caso a Associação Brasileira de Ouvidores & Ombudsmans (ABO), e esteja ciente dessa missão.
Este já é um caminho sem volta, aos poucos órgãos e instituições percebem como a Ouvidoria se torna um serviço essencial para o país e sua democracia. A perspectiva é que as casas legislativas do Brasil também percebam isto e iniciem um movimento para sua disseminação, apoiadas em preceitos nobres como a justiça social, escuta qualificada e controle social.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Visita da Ouvidora do Hospital Santa Casa de Sobral/CE
O encontro aconteceu nas dependências da Ouvidoria do SUS de Sobral e tratou de temas relacionados ao novo trabalho que será desenvolvido naquele nosocômio na área de ouvidoria.
Sandra informou que encontra-se num período de planejamento das atividades de seu setor para 2011 e que a direção da Santa Casa apoiará o no quer for necessário para que o serviço funcione a contento.
Um dos assuntos tratados foi a importância de um bom sistema informatizado para registro e emissão de relatórios para a ouvidoria hospitalar, particularmente, fiz a indicação do trabalho da Êxitos Consultoria, que tem como responsável o Dr. André Amaral. A empresa desenvolve sistemas de informação seguros, de excelente qualidade e por um valor bem acessível. Para quem interessar, contatos com a Exitus podem ser feitos por e-mail: aexitos@gmail.com ou telefone: (88)9987-9933.
Maior hospital da região norte do estado do Ceará, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral atende hoje uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e um serviço de escuta qualificada é fundamental para que a gestão tenha uma exata noção das necessidades da população.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Eliana Pinto não é mais Ouvidora-Geral da União
Em comunicado emitido nesta terça-feira, 11 de janeiro de 2011, soubemos que a Ouvidora-Geral da União, Eliana Pinto, foi exonerada do cargo.
Na nota, a ex-ouvidora não explica o motivo do seu afastamento, apenas agradece o convívio e aprendizagem, além de fazer uma ressalva a importância da Democracia Participativa.