01 - Zelador e Dra. Eliana Pinto, Ouvidora-Geral da União
02 - Edmilson, ouvidor de Belém, e o zelador no hall do hotel
01 - Zelador e Dra. Eliana Pinto, Ouvidora-Geral da União
02 - Edmilson, ouvidor de Belém, e o zelador no hall do hotel
Ombudsman d’A Folha
16/12/2009
No ano de 2009, esta será a última edição do jornal. Numa avaliação geral, percebe-se que alguns pontos levantados pela coluna tiveram repercussão direta em edições posteriores, o que por si, já pode ser considerado algo positivo.
Porém, isso não foi o mais importante. Relevante mesmo foi à atitude do jornal A Folha em abrir um canal para o diálogo com seu leitor, algo claro, direto e representativo. A qualidade da transparência é comum daqueles que tem coragem, e nós demonstrando isso enquanto meio de comunicação. Foram muitos e-mails, muitas abordagens de leitores, sempre com alguma opinião sobre o trabalho que é feito neste jornal.
A sensação de dever cumprido é algo motivador e nos faz seguir
Que possamos encontrar neste Natal um sentido mais profundo de que festas e presentes, mas de alegria em nossos corações e atitudes de amor, de que papai noel e árvores brilhantes, mas o Mestre Jesus, luz e clareza em nossa consciência. Um ano novo repleto de alegria, disposição e harmonia para todos os nossos leitores e amigos.
COLUNA REPÓRTER SAÚDE
Com índice histórico, praticamente zerado, o combate à dengue em Sobral chega a um momento decisivo. A proximidade da quadra invernosa aspira cuidado máximo de todos, poder público e comunidade. Observar o destino do lixo, cobertura dos reservatórios d`água, terrenos baldios, devem fazer parte de nossa rotina, nos lembra o Secretário de Saúde de Sobral, Dr. Carlos Hilton.
O Delegado da Regional Norte do Sindicato dos Radialistas do Estado do Ceará, Barroso Filho, informou ao Repórter Saúde que a instituição prepara uma grande surpresa para a categoria, logo para o início de 2010. Mesmo não querendo revelar qual seria o presente, Barroso disse já estar articulando parceirias e em breve os radialistas devem ser contemplados com algo inédito para categoria.
Quem esteve em destaque no mundo esportivo foi o atleta sobralense Herico Hescley Pinto, conhecido no meio do Jiu-Jítsu como Smoke. O jovem sobralense seguiu o caminho trilhado por Caio Magalhães, e também sagrou-se Campeão Mundial de Jiu Jitsu categoria peso pesado, comprovando que Sobral é uma verdadeira fonte de talentos. Além de Smoke, os atletas Hiram e Wallace também participaram do mundial, este último conquistando o vice-campeonatol. Ressalto o trabalho do competente professor Faixa Preta Héder Araújo, responsável pelo treinamento dos atletas neste mundial.
Que possamos comemorar o verdadeiro natal, a chegada do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Dando ao aniversariante o melhor de todos os presentes, a nossa vida, o nosso coração e todo nosso ser àquele que é digno de toda glória. São os votos de todos que fazem a Farmácia Sânzio.
O ex-deputado, diretor do Sistema Caiçara de Comunicação Oman Carneiro, promoveu almoço de confraternização com a imprensa. O líder político há algum tempo vem despontado como referência na área política na zona norte do estado. Quando convidado por alguma emissora de rádio para prestar entrevista, a audiência é certa. “Ele fala o que a gente precisa ouvir”, nos confessou um ouvinte.
Do Canto Mineiro, vem mensagem dirigida aos clientes e amigos de boas festas e um ano repleto de satisfações. Os amigos Carlos e Tomaz também informam que o restaurante não irá funcionar nos dias 24 e 25 de dezembro, mas abre no final de semana, nos dias 26 e 27/12 para almoço. Após isso, as atividades só retornam dia 07/01/2010.
O médico Dr. Pedro Cavalcante, leia-se North Clinic, por intermédio da nossa coluna, deseja a todos os seus pacientes, colegas, familiares e amigos, um feliz Natal e um ano novo cheio de prosperidade e saúde. Com um trabalho direcionado para a humanização e qualidade, Dr. Pedro consolida seu nome como um dos nomes da medicina sobralense.
Dia 19/12, sábado, dia de circulação da Folha, aniversaria a pequena Ana Clara de Barros Torres, 12, primogênita do colunista. Este ano, a festa acontece em Fortaleza com parentes e o primo Alexandre Filho, que também festeja o natalício no mesmo dia. Pais, avôs, tios, parentes e amigos, desejam votos de saúde e muita disposição para o estudo
De acordo com informações do próprio site do Tribunal, o objetivo do evento foi refletir, discutir e compartilhar informações e experiências sobre a atuação das Ouvidorias, principalmente de tornar a Justiça mais próxima do cidadão, ouvindo sua opinião acerca dos serviços prestados e visando seu aprimoramento pelas instituições judiciais.
O evento contou com a presença da ouvidora-geral substituta da Advocacia Geral da União, Luciana Musse, mas que falou a respeito das 150 ouvidorias referentes a bancos públicos, agências reguladoras, ministérios, departamentos e secretarias especias e Advocacia-Geral da União, além de fundações e empresas públicas e institutos federais.
Nota do zelador: Percebemos, dia após dia, o crescimento e o fortalecimento do instituto ouvidoria em todo o país.
Parabenizamos a equipe do TJ da Bahia e incentivamos as demais instituições trilharem o mesmo caminho, que é organizar-se e apresentar-se à sociedade, ao tempo em que nos fortalecemos enquanto entidade, e algo bem interessante é promover esse tipo de evento.
Acompanhe a minha coluna, publicada quinzenalmente no jornal A Folha, com circulação no Estado do Ceará.
12/2009
Qual a importância da opinião de um leitor para um jornal? Bem, a resposta dessa pergunta está diretamente ligada ao tipo de relação construída entre os dois elementos nela contidos, o leitor e o jornal.
Na verdade, o que se estabelece entre o leitor e veículo é um tipo de comunicação. Os jornalistas escrevem, você lê a notícia e a interpreta da forma que lhe é possível e conveniente. A comunicação neste caso ocorre, mas quase sempre numa única direção, onde a informação num tanto de vezes é pura, da fonte.
Quando um jornal disponibiliza para seus leitores um espaço de ombudsman, ele necessariamente convida o leitor para participar com ele do processo construtivo, e como diria Paulo Freire, através de um processo de construção coletiva, baseada num diálogo, dando assim uma grande significância a sua opinião. Isso se traduz em respeito, transparência e vontade de fazer melhor, porque a razão de ser de qualquer mídia, e seu destino final, é o acesso do usuário.
Desta forma, a figura do Ombudsman aqui, dá a você o direito de contribuir conosco, de ser agente ativo na comunicação, utilizando para isso o contato com um profissional treinado para esta tarefa, de ouvir bem e comunicar-se melhor ainda.
Participe, então, em cada edição com suas observações, afinal, qual de nós, enquanto leitores, não têm uma opinião sobre alguma área do jornal? Faça como o leitor Sérgio Guirmarães, que sempre nos envia mensagens. Aguardo sua participação pelo nosso e-mail: ombudsmandafolha@gmail.com
Seu nome é de origem tupi, que significa "Pássaro Vermelho". Guaramiranga está acima de Baturité, no meio do Maciço, com altitude de 865m. Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC, e é esse clima o principal causador de todo esse espetáculos de flores que acabam brotando na cidade.
Segunda-feira, 23 de novembro de 2009
O R D E M D O D I A
PROJETOS:
VOTAÇÃO ÚNICA:
Projeto de Decreto Legislativo nº 298/09, de 16/11/2009.
Votação: Maioria 2/3.
Ementa: Outorga o Diploma Amigo da Saúde Dr. Tomaz Correa Aragão ao Sr. Jânder Magalhães Tôrres.
Autoria: Vereador José Vytal Arruda Linhares (PSB).
MOÇÃO:
064/09 – Ementa: Apresenta VOTOS DE CONGRATULAÇÕES ao Sr. Jânder Magalhães Tôrres, Ouvidor Municipal do SUS em Sobral, pela participação efetiva no 2º Seminário Internacional de Ouvidores & Ombudsmem, com a chancela da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), realizado entre os dias 03 e 06 de novembro, no Hotel Maksound Plaza, na cidade de São Paulo, com a presença de 16 países.
Autoria: Vereador José Vytal Arruda Linhares (PSB), subscrita pelos edis: Francisco Hermenegildo Sousa Neto, Francisco Luciano Feijão, Marco Antônio Barroso Prado “Marco Prado”, Paulo César Lopes Vasconcelos e Tiago Ramos Vieira.
Nota do zelador: Agradecimento ao Vereador autor do projeto, José Vytal Arruda, aos vereadores que subscreveram os projetos, ao amigo Olavo Oliveira, minha família, esposa e filhos, colegas de trabalho e ao Grande Criador do Universo. Razão de alegria em ser o primeiro enfermeiro a ser homenageado na Câmara com a mais importante comenda do Legislativo Sobralense, além de representar a instituição Ouvidoria, que defendo com minha alma.
Destino: Sr. Jânder Magalhães Tôrres, com cópias para Prefeito Municipal de Sobral, Secretaria da Saúde e Ação Social do Município e Coordenador de Políticas de Saúde do Município.
Nota do Zelador: Só posso ser grato pelo reconhecimento dos excelentíssimos senhores vereadores, apoio da gestão municipal e do Instituto Brasileiro Pro-Cidadania.
Tudo pronto para a grande celebração dos 200 anos da criação da figura do Ombudsman, e tudo em grande estilo na terceira maior cidade do planeta, a viva São Paulo.
Embarco nesta terça-feira, mas a abertura do evento é na quarta pela manhã. Já a oficina temática de saúde acontece na quinta à noite, com a palestra da Drª Maria Moro e com os trabahos coordenado por este amigo bloggueiro.
Agradeço aos e-mails que tenho recebido de vários estados do país, certamente irei responder todos num breve espaço de tempo. Sobre o evento, fica o compromisso de postar notícias e fotos diretas.
Tinha decidido deixar de postar no Twitter, mas pelas circunstâncias, devo reiniciar o uso da ferramenta.
Além deste Seminário em São Paulo, duas grandes atividades acontecem até o final do ano, uma em Fortaleza, no final de novembro, com um grande Fórum Estadual e o encontro para consolidação do Sistema Nacional de Ouvidorias, em Brasília, no início de dezembro.
Até breve e acompanhem o blog para mais novidades.
Coluna publicada no Jornal A Folha, em circulação na zona norte do estado do Ceará neste sábado:
Repórter Saúde
nº 114 / outubro de 2009
Euler Barbosa, Coordenador da Ouvidoria da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, esteve em Sobral no dia 23/10, por ocasião da Sessão Itinerante daquela casa. Advogado e Vice-presidente do PRB Ceará, Euler Barbosa é um dos nomes importantes na área de ouvidoria no estado e já confirmou presença no 2o. Seminário Internacional de Ouvidores/Ombudsmans, que acontece entre 04 e 06 de novembro de 2009, no Maksound Plaza, na capital paulista.
O Encontro Regional dos Profissionais da Voz, aconteceu na terça-feira, 20/10, no Centro de Convenções. Aos presentes, foram oferecidas palestras ministradas por profissionais especializados na área da saúde auditiva, abordando temas relacionados com problemas vocais, principais agravos e orientações sobre a saúde vocal, prato cheio para os radialistas. O Encontro Regional dos Profissionais da Voz foi coordenado pelo CEREST e contou com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
Quatro hospitais da Secretaria da Saúde do Estado foram reconhecidos com o Prêmio Ceará Gestão Pública. O Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) conquistou reconhecimento na faixa ouro, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e o Hospital São José de Doenças Infecciosas reconhecimento na faixa prata e o Hospital Geral Dr. César Cals conquistou também certificação. A entrega do troféu e dos certificados foi na terça-feira, 20, , durante o II Congresso Ceará Gestão Pública. O investimento na saúde tem sido uma marca dos últimos dois anos da gestão do Governado Cid Gomes, que deve entregar brevemente dois hospitais de grande porte na região do Cariri e na zona norte do Estado.
investindo em novo trabalho, a Personalize Bordados, o amigo e agora empresário Kelb Silva inaugurou recentemente sua loja. No ramo há mais de seis anos, quando ainda pouco se falava em bordados digitalizados, Kelb é nome de referência na área e oferece o que há de mais moderno, com um catálogo de mais de 100 mil arquivos e o melhor preço da cidade. Contatos pelo telefone 3613 1157, ou na própria loja, na Av. Euclides da Cunha, próximo ao escola Antonio Mendes Carneiro.
O III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos pela primeira vez acontece na região Nordeste, de 26 a 30 de outubro, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza. Organizado numa parceira entre o Governo Estado do Ceará, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde, e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o evento discutirá o tema considerado fundamental no atual momento da saúde pública. Pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz fala que aproximadamente 30% das intoxicações humanas ocorrem por agentes tóxicos. Participam do Congresso profissionais de todo o país e convidados internacionais.
Amigo da Saúde Dr. Tomaz Corrêa Aragão, título dado pelo Legislativo Sobralense a personagens que fazem a saúde no município foi outorgado merecidamente aos seguintes profissionais da área: Dr. Diogo Parente, Dr. Tadeu Xerez e Dr. Vicente Abdias. Pelo compromisso e apoio à saúde pública, o Prefeito Leônidas Cristino também foi agraciado com a comenda, entregue no último dia 20/10.
De acordo com informação do jornalista Nonato Albuquerque, já residem em Fortaleza mais de dois mil africanos, entre caboverdeanos, angolas e quenianos. Em Sobral, já encontramos imigrantes orientais, chineses e coreanos, é a globalização.
Reunião do CSPU de outubro, acontece dia 30, com movimentada programação. Auditório do Senac, às 19h, na praçinha do amor.
Novembro será um mês movimentado na área de ouvidoria, pelo menos em relação aos eventos, onde dois deles figuram na agenda.
O primeiro, com a chancela da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), reúne num só evento o 2º Seminário Internacional Ouvidores & Ombudsman, 5º Seminário Nacional Ouvidores & Ouvidorias , 12º Congresso Brasileiro de Ouvidores . Mais de 16 países estão confirmados de 4 a 6 de novembro, em São Paulo, mais precisamente no Maksoud Plaza, no que promete ser o maior evento oficial na área de ouvidorias já realizado. Voltado para profissionais da área pública e privada, a vantagem desse evento está na realização de oficinas temáticas e a publicação de um livro como produto do encontro, ou seja, um padrão verdadeiramente internacional.
No site, que pode ser acessado no link no texto com o nome do evento acima, você pode ainda solicitar uma carta convite e apresentar ao seu gestor para justificar o investimento.
Já o I Fórum Internacional de Ouvidorias, ocorrerá em Brasília nos dias 10, 11 e 12 de novembro e contará, segundo a programação, com um público muito diversificado. Neste fórum, há uma visão mais global do assunto, discutindo temas relativos à democracia participativa e ao exercício da cidadania em todos os âmbitos. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da CGU. no endereço www.cgu.gov.br/Eventos/
São dois bons e grandes eventos. Particularmente, participarei do 2° Seminário Internacional de Ouvidores & Ombudsmans, porque só nele acontecem as oficinas temáticas, pelos convidados internacionais, por ter a chancela da nossa entidade de classe, a ABO, além de ter a possibilidade de receber uma carta convite da instituição, o que facilita o despacho com o gestor.
Agora é só decidir para onde ir, providenciar o que for necessário, e rápido, e aproveitar bem esses grandes eventos.
Mais uma vez, o FCOS mostra que a união faz a força, e numa parceria com a Ouvidoria-Geral da SESA, realiza mais um encontro do Fórum.
Neste ano, que já entra na reta final, foram diversos bons e grandes encontros. Veja a programação deste encontro no final de novembro.
PROGRAMAÇÃO
Dia 25/11/2009
08h30min - Abertura
Nº 113 10/2009
Um dos sentidos mais subestimados pelo homem é a audição. Ouvir, todos, ou pelo menos a maioria, ouve. Agora, ouvir bem e fazer o bom uso do que se ouve é outra história.
A audição é uma condição tão complexa, que ultrapassa o limite do sentido. Pode ser considerada como o processo de interpretação do som, pelos órgãos responsáveis pela transmissão das ondas sonoras ao cérebro.
Algumas pessoas, em determinadas circunstâncias, não conseguem ou não querem expressar em palavras (sons)o que deveras sentem, aí cabe ao receptor ter a condição saber interpretar a mensagem adequadamente. Para muitos estudiosos no assunto, saber ouvir é uma técnica, e como tal, pode ser aprendida e aprimorada. Podemos aprender a ouvir que mensagem implícita no silêncio de alguém, ou certas atitudes, que às vezes valem até mais que certas palavras. O Ombudsman tem como missão aprimorar isso, o saber ouvir, e mais que isso, assume a nem tão confortável tarefa de expressar o que isso significa.
Assim, a cada edição do jornal, você encontrará neste espaço um momento de reflexão sobre o trabalho do Ombdusman. Nem sempre estarei aqui para apontar erros ortográficos ou de sintaxe ou para reclamar da formatação, da impressão do jornal, enfim. Podemos nos encontrar aqui para expressar alguma opinião sua, para falarmos de algum assunto que nos diz respeito e que possa contribuir com o crescimento e desenvolvimento de todos.
Num blog bem conhecido do Ceará, um comentário sobre o presidenciável Ciro Gomes foi postado por um internauta.
Na condição de sobralense, fiz questão postar uma réplica, que democratizo com todos. Primeiramente a postagem da internauta e em seguida minha resposta:
E. M, em 07-10-2009 as 19:07 Said:
Blá-bláblá, essa é a ladainha do Ciro.
Só engana os sobralences e os cearenses.
No Brasil esclarecido ele nao terá vez.
E quando puserem na TV os seus destemperos, suas implosões verbais? E quando o Brasil esclarecido discernir que o que ele diz é mera repetição limitada a um vocabulário curto e rebobinado?
O Brasil merece pessoas sérias como Dilma, Serra, Fernando Haddad, Tarso Genro, Pedro Simon, Cristóvam Buarque.
Com Ciro nao se faz nem ciranda. E eu digo é VALHA pros abestados da classe média de Sobral que idolatra os seus Gomes.
Ass. E.M
A RÉPLICA:
Jânder Magalhães
"Como bem coloca a matéria, o Ciro parece mesmo ter virado a sensação do momento.
O que me deixa sem entender, muitas vezes, é porque insistem em discordar do discurso do Ciro, mesmo vendo no que ele fala a pele crua verdade, exposta em veias túrgidas pela lógica dos estadistas e a sinceridade dos nordestinos.
Ciro não repete discursos, ele avança com as idéias, e mostra claramente como isso se faz.
A classe média sobralense, com s, não idolatra oligarquias, ela reconhece valores e personagens, assim como acontece com todas as outras classes e setores da sociedade que possuem clareza em seu ponto de vista.
Sabe, às vezes, como sobralense, me sinto cansado em ter que escutar ou ler algumas pessoas emitirem opinião sem o menor conhecimento de causa sobre nossa terra e nossa gente sobralense. Não somos melhores ou piores que nenhum outro povo, somos sim, na verdade, o mesmo povo. O local em que vivemos ou figuras de nossa terra não fazem tanta diferença, a diferença que faz é o respeito que devemos ter uns com os outros.
E o que nós temos a dizer de Ciro Gomes é o que ele mesmo fala, são os benefícios que ele, Cid e os que contribuíram para transformação de Sobral numa cidade desorganizada para um lugar que se tornou referência nacional em várias áreas.
Eu reconheço e sei como o povo sobralense reconhece, sem nenhuma idolatria, a contribuição deste homem para nossa sociedade e o que ele pode fazer pelo país. E, sinceramente, não me preocupa mais o que alguns pensam desta situação, considero que a trajetória de Ciro Gomes é algo que não há mais retorno, não haverão os erros do passado e seu discurso está cada vez mais sólido, sendo perigoso até para os opositores escutá-lo por mais de 15 minutos, sob o risco de serem convencidos.
Repórter Saúde
nº 113 / outubro de 2009
Como compreender o elevado número de acidentes com motos nos finais de semana? Os relatos da imprensa não deixam dúvida sobre a falta de conscientização de população da zona norte do estado, que insiste em não usar capacetes e guiar motocicleta após ingestão de bebida alcoólica. Vale ressaltar que um número considerado deste registro é oriundo de municípios circunvizinhos, e uma boa porcentagem da Serra Grande. A construção de uma sociedade voltada para uma cultura de Paz também pode começar no trânsito, por que não? | ||
Em recente intervenção em seu programa, o advogado e radialista Francisco Antonio Cristino, na rádio Tupinambá AM, alertou para o risco do uso de bebida alcoólica por jovens e adolescentes de Sobral. Com propriedade, o profissional lembrou que o uso do álcool pode ser a porta de entrada para outras drogas ilícitas, como também citou sob a responsabilidade dos pais em acompanhar o comportamento e as companhias dos filhos. Faço nossa as palavras do radialista, isso sim, é rádio serviço. Municípios de toda região norte foram convidados pela Ouvidoria Geral da Saúde do Estado para o II Seminário Macrorregional em Ouvidorias do SUS, que acontece nos dias 15 e 16 no Ytacaranha Hotel de Serra. Na oportunidade, serão esclarecidas dúvidas sobre o processo de implantação de ouvidorias da saúde, importante instrumento para aprimoramento na gestão da saúde. Vale lembrar que o Ministério da Saúde dispõe de recursos aos municípios para investimento na área. O médico Paulo Pierre Filho é o personagem da semana. O competente médico é um exemplo de como a medicina pode ser exercida com dignidade e de forma humana. Médico por vocação, Dr. Paulo também é um ser humano digno do respeito de todos nós, familiares, amigos e pacientes. Em nome dele, parabenizamos todos os médicos sobralenses, que tem no exercício da Medicina não apenas um meio de vida, mas uma missão de vida. “Não há pequenos e grandes jornais, mas grandes e pequenos jornalistas”, com estas palavras, uma das maiores jornalistas do país, Adísia Sá, iniciou um artigo do Jornal O Povo. No texto, Adísia fez uma crítica severa à matéria de péssimo humor e qualidade, publicada numa revista de circulação nacional, e que visou atingir o presidenciável Ciro Gomes, que se destaca na preferência nacional nas principais pesquisas. | ||
.
Chefiar é fazer com que as pessoas façam o que é preciso
Liderar é fazer com que as pessoas queiram fazer o que é preciso
Os chefes empurram
Os líderes puxam
Os chefes comandam
Os líderes comunicam
Os chefes são mestres
Os líderes são maestros
Os chefes são comandantes
Os líderes são treinadores
Os chefes são os donos da voz mais alta
Os líderes dos ouvidos mais acurados
O chefe administra
O líder inova
O chefe é um cópia
O líder é um original
O chefe mantém
O líder desenvolve
O chefe focaliza os sistemas e a estrutura
O líder inspira confiança
O chefe convive melhor no status-quo
O líder desafia, muda
O chefe é um bom soldado
O líder é ele mesmo
O chefe faz a coisa corretamente
O líder faz a coisa certa
O Chefe obtém resultados através - ou apesar - das pessoas
O líder desenvolve pessoas e grupo
O chefe quer segurança e estabilidade
O líder quer desafios
O chefe busca status de vida
O líder privilegia qualidade
Os chefes são obedientes
Os líderes contestadores
Os chefes são fazedores
Os líderes criativos
O chefe veste a camisa da empresa
Os líderes participam dos negócios da empresa
Já pensou?!
Se não, pense.
Diversos encaminhamentos interessantes foram dados no encontro, além de informações sobre financiamento e adesão ao sistema OuvidorSUS.
Todas as atividades aconteceram na sede da OMS/OPAS, conforme você pode conferir na imagem.
Ombudsman d’A Folha
Nº 111 09/2009
Em seu livro “Origem das Espécies”, Darwin não teve dúvidas em anunciar que as mais belas e maravilhosas formas evoluíram e estão evoluindo, afirmativa perfeitamente aplicável a seres e processos.
Evoluir é um verbo de origem francesa, evoluer, que significa o deslocamento gradual e progressivo em determinada direção (Dic. Aur.). Nesse aspecto, entende-se esse movimento para cima, ao melhor, mais aprimorado, e reforço, tanto para seres como para processos, humanos ou não. Numa leitura da edição anterior d’A Folha, é notória a “evolução” de seu processo de construção e criação, na verdade, algo que pode até ser desconsiderado por alguns que não percebem todo o contexto ou que não tiveram oportunidade de acompanhar sua trajetória.
Isso não significa que se esteja próximo da perfeição, de forma alguma. Em sua reunião mais recente, o Conselho Editorial do jornal discutiu certas questões pertinentes ao seu conteúdo e que certamente devem ser traduzidas em melhorias significativas. E o que isso significa? Que na direção do jornal se tem a perfeita consciência da necessidade de evoluir, e está se se movimentando para isso, tudo para proporcionar ao leitor um veículo mais profissional e dinâmico possível.
Todavia, vale ressaltar a importância da sua participação neste processo, que vai desde uma crítica, um opinião ou até mesmo um elogio. É com a contribuição do leitor, mais legitimamente através do Ombudsman, que tornaremos A Folha um veículo em constante evolução.
Repórter Saúde
nº 111 / setembro de 2009
Sábado, 11h, é tempo de ouvir o Programa Repórter Saúde pela Rádio Regional AM. Nesse final de semana passado, estreou um novo quadro, denominado “Paredão”, onde um convidado é sabatinado com perguntas e surpresas. Paulo Vasconcelos, PRB, vereador da Câmara Municipal de Sobral, foi o primeiro a ir para o Paredão. Falou para o Programa e para os ouvintes de sua trajetória de vida pessoal, religiosa e política, numa participação carregada de emoção. O Repórter Juventude, Júnior Lopes, colaborador do Programa Repórter Saúde, participou decisivamente do trabalho de produção do exitoso quadro.
|
Governador Cid Gomes sancionou lei anti-fumo, que proíbe o uso de cigarros e outros derivados em ambientes coletivos. A lei ainda deve retornar à Assembléia Legislativa do Ceará para regulamentação, mas em nota, o Governo informou em nota que recintos coletivos podem adotar áreas específicas para fumantes.
Criado em
Sobral sediará Seminário Macrorregional em Ouvidorias do SUS. O evento será promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, através de sua Ouvidoria-Geral, tem data prevista para 14 e 15/10 e reunirá representantes de municípios de toda região norte. A proposta do seminário é oferecer informações sobre ouvidorias do SUS, sistema OuvidorSUS e incentivar a implantação do serviço nos municípios da região norte do estado.
Conselho Editorial do Jornal A Folha se reuniu recentemente para definir algumas mudanças positivas neste veículo de comunicação.
Poeta, violeiro e radialista Renan Santiago deixará saudades. O artista desapareceu há poucos dias, mas deixou um legado importante para cultura cearense. Descanse
Praça Luzia Homem, de fronte ao Batalhão da Paz, é uma das mais tradicionais do Centro da Princesinha do Norte. O local reúne diariamente jovens e adolescentes para o futsal no fim de tarde, a queixa, porém é sobre o estado de conservação do local, que necessita de uma boa reforma.
O Ministério da Saúde, através do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS, realizará no próximo dia 15/09, em Brasília/DF, um encontro denominado "Tecendo a Rede Nacional de Ouvidorias do SUS".
Um grupo de cinquenta técnicos de todo o país discutirá aspectos relacionados a financiamento, integração do sistema de informação e os novos rumos da Política Nacional de Ouvidorias do SUS.
Dentre todas as áreas de atuação de uma ouvidoria, a saúde é talvez uma das que mais necessite de um trabalho específico.
Recentemente a Prefeitura de São Paulo, através de sua Ouvidoria-Geral, divulgou um relatório trimestral que aponta a saúde como campeã das manifestações, superando a queixa relacionada a problemas na iluminação pública, há cinco anos o ítem mais acionado.
Veja um trecho da reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo:
No total, houve 4.196 ocorrências registradas de abril a junho. Segundo a Ouvidoria, que atende diretamente pelo telefone 0800-175717, é mantida uma "agenda propositiva" junto a diversos órgãos públicos para o encaminhamento das reclamações. Apesar de liderarem as notificações, as queixas sobre o mau atendimento permaneceram estáveis na comparação com o segundo trimestre de 2008, quando foram registradas 718 reclamações.
De acordo com informações da Ouvidoria, das 717 reclamações sobre qualidade no atendimento, 359 se referem à Secretaria da Saúde, seguida pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, com 58, e pela São Paulo Transporte (SPTrans), com 56. A Saúde também foi a campeã em outra tabela feita pela Ouvidoria, a de reclamações separadas por órgão municipal: teve 939 ocorrências, frente a 604 da segunda colocada, a Secretaria de Serviços.
Por nota, a Saúde informa que liderou as queixas por causa da "elevação da demanda, com a ampliação do atendimento oferecido à população". O órgão informou ainda que "houve aumento no atendimento dos casos de gripe, em virtude da pandemia da gripe A (H1N1)". A secretaria destacou também que, no geral, o número de reclamações caiu em comparação a 2008. As informações são do jornal.
Visão do zelador:
A reportagem talvez sirva de alerta para os gestores da saúde, que num tanto de oportunidades gastam tempo e energia em projetos que andam em círculos, e não se sensilizam para a importância de implantar uma ouvidoria em saúde.
Atualmente o Ministério da Saúde disponibiliza verbas para capacitação e aquisição de equipamentos, mas o que há de mais importante num ouvidoria é de fato a sensível melhora na qualidade da gestão, vide as experiências exitosas.