
Este mês de agosto, apesar de já estar na segunda metade, também promete algumas atividades interessantes. De hoje, 18, até o dia 30/08, fui convidado para fazer três apresentações.
A primeira delas será amanhã, 19, no colegiado de Gestão da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral e terá como tema o relatório gerencial da nossa ouvidoria para um público formado por técnicos especializados na área da saúde. Falar nesse tipo de relatório exige sempre muito cuidado, afinal, trabalhar com números é uma tarefa que é passível de intepretação e nem sempre evidenciam uma realidade profunda. Para este momento, apresentarei alguns gráficos, que com os números que temos podem ser milhares, e procurarei ser bem objetivo com os dados, transformando-os em informações claras.
A segunda apresentação será na verdade uma palestra, fruto de um convite da Ouvidoria do município de Carnaúbal/CE. Neste momento falarei para conselheiros de saúde, convidados, gestores e população, tratando-se de um momento distinto do anterior. Agora, nada de gráficos e termos muito complexos, a idéia é falar da importância de uma ouvidoria na gestão, penso em nem levar apresentação para datashow, apenas um roteiro numa folha de papel e deixar a criatividade e experiência fluir, buscando uma interação com o público.
No dia 30/08 é a vez de participar de uma reunião do Hemocentro de Sobral, o HEMOCE, e mais uma vez irei falar com alguns técnicos, mas que não conhecem ainda muito bem o papel da ouvidoria. Outro tipo de público, outro de tipo de metodologia, outro discurso, porém, todos os momentos possuem a mesma essência, falar sobre o que é saber ouvir.
Sempre que sou convidado para proferir palestras, participar de eventos é uma grande satisfação, pois vejo a oportunidade de falar sobre a importância das ouvidorias. Ano passado estive na cidade de Rio Branco/AC, também para conversar sobre o tema, antes, tinha feito outra palestra em Fortaleza, e nesses momentos e lugares distintos percebi bem claro como as pessoas gostam e se interessam pelo tema independentemente do local que vivam.